Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dia Estadual do Gamer é aprovado como estímulo à atividade que cresce em SC

Bruno Collaço/Agência AL Deputado Ivan Naatz (PL) ressalta importância da data, reconhecendo e impulsionando o crescimento do setor Deputado Ivan Naatz (PL) ressalta importância da data, reconhecendo e impulsionando o crescimento do setor

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (13), o projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), que institui o Dia Estadual do Gamer, em Santa Catarina, a ser celebrado anualmente no dia 29 de agosto, data que é uma referência internacional.

O parlamentar destacou que a iniciativa não é somente uma data comemorativa ou simbólica, mas que também servirá para retratar, valorizar e fomentar o grande crescimento que em sendo registrado neste setor em Santa Catarina, evolução que também já acontece antes em países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão, que, aliás, já comemoram também a atividade com um dia especial.

“Essa forma de homenagem a todos aqueles que encontram nos jogos eletrônicos uma atividade , seja como trabalho ou como uma alternativa para o lazer, representa também o fomento a uma atividade que tem crescimento gradativo de mercados, e por isso sendo motivo de investimento em tecnologia do conhecimento criando-se polos tecnológicos públicos e privados em Santa Catarina, inclusive nas universidades”, observa Naatz.

PROGRAMA

Neste sentido, salientou ainda que o estado de Santa Catarina é pioneiro no incentivo à atividade com o “Programa SC Games”, que já esta chegando aos seus 15 anos de existência, em 2024, mas que a partir deste ano começou ser ampliado pelo atual governo de Jorginho Mello, e agora a cargo de uma equipe e gerenciamento específico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo ele, o objetivo do atual governo é oferecer, de forma gratuita, uma nova abordagem para o universo de jogos infanto-juvenil, além de um direcionamento correto em relação ao uso das tecnologias, bem como projetos de estímulo como o de “Jovens Talentos”, já em andamento. O SC Games também possibilita o crescimento deste nicho através do apoio do Estado, além de capacitar e encaminhar mão de obra na indústria de games. A meta é tornar o Estado um polo de games, atraindo empresas, eventos e fomentando este ecossistena, através do incentivo de empresas e desenvolvedores, aumentando o interesse neste mercado em expansão.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro