Close Menu

Busque por Palavra Chave

SP Convention

Por: Daniel Ribeiro
25/10/2016 11:18 - Atualizado em 08/07/2020 11:17

Distorção do Simples Nacional

Aguardando sanção presidencial, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 125/2015 – conhecido como Crescer Sem Medo – expõe uma importante distorção que empresas em expansão precisam enfrentar no Brasil. A medida pretende elevar o limite de lucro anual estabelecido pelo Simples Nacional. A intenção é que as micro e pequenas empresas não precisem mais se utilizar de manobras contábeis para continuarem sendo beneficiadas pelo programa de incentivo e, por outro lado, mudar a cultura de que a mudança de porte resulta em prejuízo.

Ganhos de capital

Com a mudança na alíquota do imposto sobre ganhos de capital que deverá passar a vigorar em 2017, há uma corrida para fechar operações de compra de empresas.

Hoje, o lucro da venda de uma empresa é tributado de maneira uniforme em 15%. A partir de 2017, haverá faixas diferentes, que chegarão ao máximo de 22,5%.

"Todos os negócios que começaram em setembro vieram com orientação de assinar o contrato até 31 de dezembro", diz Carlos Eduardo Orsolon, sócio do Demarest.

Prorrogação de ICMS/SC

Afetados consideravelmente pelo temporal e vendaval do último domingo, (16), o comércio de Tubarão e de outras cidades ainda sentem os efeitos dos estragos e das perdas que direta ou indiretamente atingiram os municípios após a ocorrência dos fenômenos naturais. Diante disso, as entidades lojistas da região estão unidas, com participação direta da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC), para que o governo do estado prorrogue o prazo de recolhimento do ICMS nos municípios do sul catarinense afetados pelo tsunami meteorológico.

O objetivo do pedido emergencial é a prorrogação do prazo do recolhimento do ICMS apurado sobre as vendas de outubro, novembro e dezembro, parcelando seu recolhimento em seis vezes mensais, a partir de janeiro de 2017, não se acumulando dois recolhimentos em uma mesma parcela na apuração desses três meses.


Essenciais de Verão
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro