Close Menu

Busque por Palavra Chave

ESPORTES E INCLUSÃO

Projeto inédito da Unochapecó visa formar time de futebol com cadeirantes

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/12/2023 10:40 - Atualizado em 22/12/2023 10:40
Unochapecó Unochapecó lançou o Projeto Fut Rodas, pioneiro em Santa Catarina, que proporcionará futebol adaptado para pessoas com deficiência física, visando à inclusão social e à prática esportiva Unochapecó lançou o Projeto Fut Rodas, pioneiro em Santa Catarina, que proporcionará futebol adaptado para pessoas com deficiência física, visando à inclusão social e à prática esportiva

A paixão dos chapecoenses pelo futebol ultrapassa as fronteiras do esporte praticado dentro da Arena Condá. É sinônimo de laços entre amigos, de um estilo de vida saudável e também de convergência e inclusão social. E por falar em inclusão, esta característica irá ganhar uma nova expressão em Chapecó. Na última quarta 20, foi lançado oficialmente pela Unochapecó o Projeto Fut Rodas, que irá proporcionar a prática do futebol de forma adaptada para pessoas com deficiência física.

O projeto, vinculado ao curso de Fisioterapia da Unochapecó, é pioneiro em Santa Catarina. Em 2020, o FutRodas foi aprovado pelo Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte 11.438/06 e do Decreto 6.180/07, o que possibilitou a captação de recursos junto a empresas. O processo foi concluído no mês de março, e a equipe projeta o início das atividades em quadra para 2024, na modalidade futebol de salão.

A iniciativa do projeto teve origem ainda em 2017, no encontro entre as docentes Aline Martinelli Piccinini, Michele Minozzo dos Anjos e Indiamara de Oliveira Flores Dal Magro Silvani, do curso de Fisioterapia, e o jovem João Fhelipe da Silva. Na época com 14 anos, João tinha o sonho de superar os limites da cadeira de rodas e jogar futebol. Ele e sua família fizeram os primeiros contatos com a Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC), e a professora Aline buscou a Academia Paralímpica Brasileira (APB) do Comitê Paralímpico Brasileiro. O sonho, a partir daí, passou a ganhar forma no projeto Fut Rodas.

“Realizamos encontros com atletas de outros times do Brasil, também algumas reuniões com profissionais da Educação Física, de treinadores da ABFC, e agora estamos lançando o nosso time, o time da Unochapecó, e de toda a região. A prática de esportes entre pessoas com deficiência é um processo de reabilitação mundialmente conhecido. A iniciação ao esporte adaptado objetiva a reabilitação, oportunidade social, recrutamento e continuidade no esporte a oportunidade de engajamento social com pares sob mesmas condições. O lançamento oficial do time Fut Rodas é motivo de muito orgulho para todos nós”, explica a professora Aline.

De acordo com a professora Indiamara, que é coordenadora do curso de Fisioterapia na Unochapecó, o lançamento do Fut Rodas inaugura as celebrações dos 20 anos do curso na universidade. O projeto também irá integrar a dimensão social de alcance do curso e a formação integral dos futuros fisioterapeutas. “O nosso papel é estar cada dia mais próximos da nossa comunidade e vincular a formação acadêmica à comunidade externa para realizar sonhos como esse. Nosso curso tem isso como quesito mais forte e é com grande felicidade que o curso de Fisioterapia abraça esse projeto”, afirma.

A iniciativa foi acolhida pela Reitoria da Unochapecó, especialmente pela potencialidade em reunir inovação, extensão, ensino e pesquisa, promovendo resultados significativos no esporte de toda a região. Para a Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, o momento é de reconhecimento pelo trabalho de todos os envolvidos na elaboração e na aprovação do Fut Rodas.

“A cada dia, a Unochapecó busca cumprir seu papel de Instituição Comunitária, e não há maior exemplo do que projetos como este que tem início aqui. Sei que no decorrer destes anos, houveram muitos motivos para desistir, mas tenho certeza de que cada um de nós tomou a decisão correta em insistir pela realização de um projeto que é, na verdade, a realização de sonhos. Quando a comunidade acadêmica se une ao poder público, podemos fazer projetos grandiosos. Já estamos ansiosos pelo primeiro jogo, pela primeira competição e pelo abraço das famílias e de quem estará conosco na Unochapecó”, declarou a Pró-reitora.

Futuros atletas do Fut Rodas e seus familiares prestigiaram o evento de lançamento. Com expressiva cobertura da imprensa, além da comunidade acadêmica, corpo técnico e Reitoria da Unochapecó, participaram do evento o Coordenador Técnico do Paradesporto da Fundação de Esportes de Chapecó, professor Silvio Faccin da Rosa; o gerente de negócios do Pollen Parque, Rodrigo Savenhago; a Diretoria de Educação Continuada e Extensão e também diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, professora Cleunice Zanella; e o Presidente da Unimed Chapecó, médico José Pegoraro Foresti, que representou também o corpo de apoiadores do projeto. Por meio de patrocínio, o Fut Rodas recebe apoio das seguintes instituições: Gelnex, BRDE, Grupo Bugio, Beats Code, Unimed Chapecó, Acasel, Parlare, Atacadão, Celesc e Indústria Têxtil Oeste.


A MODALIDADE

O futebol em cadeira de rodas teve início ainda na década de 1970, no Canadá e na França, sob o nome de ‘power soccer’. O objetivo era a reabilitação de jovens com deficiências grandes, e a modalidade foi exportada para outros países a partir de 1980. Somente em 2005, os países passaram a elaborar o livro de regras internacionais e em pouco tempo foi criada a International Federation of Powerchair Football. Na América Latina, o Brasil foi o primeiro país a receber a modalidade.

Em quadra, são utilizadas cadeiras de rodas motorizadas e equipadas com ‘footguards’, que permitem passes e dribles. Três jogadores atuam na linha e um jogador no gol, e o jogo consiste em dois tempos de 20 minutos, com intervalo de 10 minutos.

Ao se envolverem nessa modalidade, os participantes não apenas experimentam a qualidade de vida do esporte, mas também encontram um instrumento importante de empoderamento e de valorização das capacidades. Dessa forma, a paixão pelo futebol se transforma em um veículo de inclusão, promovendo a diversidade e fortalecendo os laços comunitários em um espírito verdadeiramente brasileiro.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro