Lê Notícias - Xaxim - Acidente da Chapecoense inspira diretor a...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

CINEMA

Acidente da Chapecoense inspira diretor a produzir um filme sobre superação da morte

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/10/2017 08:56
Equipe de produção está trabalhando no filme desde o mês de julho (Foto: Arquivo de Felipe Ballin) Equipe de produção está trabalhando no filme desde o mês de julho (Foto: Arquivo de Felipe Ballin)

Por Vitória Schettini

No dia 29 de novembro de 2016, o time da Chapecoense viajava para o jogo da final da Copa Sul-Americana de Futebol contra o Atlético Nacional e de repente, Santa Catarina e o mundo pararam com a notícia de que a aeronave que levava a delegação para Medellín, na Colômbia, caiu próximo à cidade de Rionegro. No acidente, o voo da LaMia vitimou 71 pessoas, sendo que apenas seis sobreviveram.

Pensando no acidente e em como as famílias precisariam superar a morte dos entes queridos, o diretor chapecoense, que atualmente mora em Curitiba, Jandir Santin se inspirou para produzir o curta-metragem “Quando o rio perde o chão, ele vira uma cachoeira”, sobre superação e luto. O filme relata sobre uma garota que perdeu o namorado em uma cachoeira e mais tarde, ela revisita o local como uma forma de um ritual de passagem. O LÊ NOTÍCIAS conversou com o diretor, que contou mais acerca do filme. “O curta-metragem é sobre olhar a morte como o ciclo que se encerra, mas também outro ciclo que começa. Ao mesmo tempo, todos nós enfrentamos mortes simbólicas, mortes físicas durante a vida e estamos precisando renovar esse significado, como na vida nós morremos várias vezes e precisamos renascer”, explica.

A produtora responsável é uma das principais produtoras de filmes independentes no cenário nacional, Grafo Audiovisual, de Curitiba e a equipe conta com os diretores de fotografia Felipe Ballin e Rodrigo Scandolara, a diretora de arte Carol Liviera, o montador Joel Zanette, o som direto com Cleiton Fernandes, o maquiador Dione Zelinski, os produtores de set Lucas Rocha e Daian Cattani, as assistentes de arte Duda Schwantz e Ana Mortari, a produtora executiva Raiane Rodrigues, de Curitiba e o elenco conta com Maicon Douglas, Thabata Almeida e Karine Martinelli. O curta-metragem de 22 minutos foi financiado pela Grafo Audiovisual, além do patrocínio da Unochapecó.

Santin conta que a produção iniciou-se nos meses de julho e agosto, já a filmagem aconteceu no último final de semana de agosto e no primeiro final de semana de setembro, além de mais dois dias no meio da semana da primeira semana de setembro, totalizando seis dias. “Com a filmagem pronta, estamos terminando de montar o filme e os locais de gravação ficam em Chapecó, uma parte no bairro Santa Maria e a outra parte na cachoeira da sede Trentin”, finaliza.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro