Close Menu

Busque por Palavra Chave

Samu acautela sobre prevenção em casos de afogamento infantil

Unsplash Aumento preocupante de casos de afogamento infantil em Santa Catarina nos últimos dois meses destaca a importância da ação imediata e prevenção durante o verão Aumento preocupante de casos de afogamento infantil em Santa Catarina nos últimos dois meses destaca a importância da ação imediata e prevenção durante o verão

Nos últimos dois meses, o Hospital Infantil Joana de Gusmão registrou um aumento no número de crianças atendidas devido a casos de afogamento em piscinas. Pelo menos oito pequenos pacientes foram encaminhados ao hospital, destacando a urgência da conscientização sobre a prevenção e os procedimentos iniciais em casos de emergência. O período do verão é quando os casos se intensificam.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) desempenha um papel fundamental nessas situações, sendo muitas vezes a primeira linha de resposta em momentos críticos.

De acordo com Orlando Linhares, enfermeiro da Gerência de Educação em Urgência do Samu e membro da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), crianças menores de 9 anos, que não sabem nadar, se afogam mais em piscinas e residências, enquanto que as crianças de 4 a 12 anos, mesmo que saibam nadar, estão suscetíveis a estes incidentes devido à sucção das bombas das piscinas. “Ao contrário do que muitos pensam, crianças se afogando não acenam ou gritam por socorro, e parecem muitas vezes que estão brincando na água”, alerta.

Segundo o profissional, 55% das mortes na faixa de 1 a 9 anos ocorrem em piscinas e residências, enquanto crianças acima de 10 anos e adultos enfrentam maiores riscos em águas naturais, como rios, represas e praias.

Ele destaca cinco atitudes que podem prevenir 95% dos acidentes em piscinas:

  • Supervisionar Constantemente: A chave para evitar tragédias é nunca deixar crianças sozinhas perto de piscinas ou corpos d’água;
  • Responsabilidade Sem Salva-Vidas: Em locais sem salva-vidas, todos são responsáveis por garantir a segurança;
  • Conhecimento de Urgência: Estar ciente de como agir rapidamente é vital;
  • Cercar e Proteger: Instale cercas seguras ao redor de piscinas para bloquear acesso direto;
  • Prevenção de Sucção: Utilize ralos com tampa anti-sucção de cabelos.

AÇÃO IMEDIATA PODE SALVAR VIDAS

Quando o Samu é acionado em casos de afogamento infantil, a agilidade é fundamental. A equipe treinada, rapidamente avalia a situação, obtendo informações sobre o estado da vítima e a extensão da exposição à água.

É essencial que os pais forneçam informações claras e precisas ao ligar para o Samu, incluindo a localização exata do incidente, a idade da criança e quaisquer detalhes sobre a duração do afogamento. Essas informações ajudam a equipe do Samu a preparar-se adequadamente para a intervenção.

PROCEDIMENTOS EM CASOS DE AFOGAMENTO INFANTIL

  • Reconhecimento Rápido: Identifique que alguém está se afogando e precisa de ajuda;
  • Chamada Imediata ao Samu: Peça a alguém para chamar o Samu 192 antes de tentar ajudar, garantindo uma resposta especializada;
  • Utilização de Materiais Flutuantes: Forneça qualquer material flutuante disponível para interromper o processo de afogamento;
  • Remoção Segura da Água: Se seguro, remova a criança o mais rápido possível da água;
  • Pronto Atendimento na Borda da Piscina: Inicie os primeiros socorros imediatamente.

ORIENTAÇÕES PARA PRIMEIROS SOCORROS

Enquanto a equipe do Samu se desloca até o local, os pais podem agir de maneira eficaz seguindo algumas orientações essenciais:

  • Posicionamento Adequado: Coloque a criança com a cabeça e o tronco na mesma linha horizontal. A água que foi aspirada durante o afogamento não deve ser retirada, pois estas tentativas podem prejudicar e retardar o início da ventilação e oxigenação da criança. Além de facilitar a ocorrência de vômitos.
  • Checagem de Respostas: Verifique se há resposta da criança; se houver, coloque em posição lateral direita e aguarde o socorro.
  • Sem Resposta: Caso a criança esteja inconsciente, chame o Samu. A ausência de respostas implica em 2 possibilidades principais: ela está viva e não responde ou está em parada cardiorrespiratória (PCR).
  • Cheque a respiração: em seguida abra as vias aéreas, colocando dois dedos de uma mão no queixo e a outra mão na testa e estenda o pescoço.
  • Se existir respiração: se há movimento do tórax e depois das manobras de abertura das vias aéreas for constatado de que há respiração, coloque a criança em decúbito lateral direito e aguarde o socorro chegar.
  • Se não houver respiração: inicie 5 ventilações boca-a-boca. É recomendável a utilização de barreiras de proteção (máscaras), mas sua ausência não é impedimento.
  • Criança não responde: Se não houver resposta da criança afogada (movimento ou reação à ventilação), assuma que o coração está parado, coloque a mão no centro do peito, bem na linha dos mamilos, e faça 30 compressões, alternando duas ventilações, ou, na dúvida, mantenha compressões contínuas até o socorro chegar.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro