Close Menu

Busque por Palavra Chave

Transparência Criciúma

Possível lazer xaxinense, Eco Parque Sol Nascente necessita urgentemente de zelo

Por: Axe Schettini
09/10/2017 10:11

Inaugurado há mais de dois anos em Xaxim, o Eco Parque Sol Nascente, que recebeu investimentos de mais de R$ 250 mil, hoje, apesar da tentativa de zelo, permanece longe da comunidade xaxinense. Mesmo localizado distante do Centro, o Eco Parque que possui 18.215m² de área recuperada e preservada e 117.19m² de área construída, é um local lindo e de possível lazer aos munícipes, mas acredito que milhares de xaxinenses nem se quer sabem que ele existe.

Há alguns dias estive no local, o que se vê é galhos, folhas e lixo espalhados pela trilha vazia e inutilizada. O que também há são algumas placas que os escoteiros do Grupo Áquila colocaram, visando conscientização. No Dia da Árvore, cerca de 300 alunos xaxinenses foram ao local em uma atividade com iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, onde falaram da preservação ambiental. Irônico, não? A Prefeitura de Xaxim precisa achar alguma forma de valorizar o local, colocando um vigia, câmeras de segurança, divulgando mais o parque, que é maravilhoso, mas que hoje está sem receber a atenção necessária.

Lá podem ser encontradas espécies de árvores nativas como araucária, erva mate, açoita cavalo, angico-vermelho, rabo-de-bugio, pau-amargo, cedro e coqueiro. Entre as árvores frutíferas os visitantes encontram pitanga, cerejeira, guarbiju, sete capotes e amoreira. As espécies de animais incluem graxaim, tatu-galinha e cotia, jacú, sabiá, pica-pau e corvo. Mas todas essas informações precisam estar expostas, com identificação de cada árvore, mostrando a preservação e sua importância.

É caro manter o local, com vigia, câmeras e estrutura? Mais caro ainda é deixar o Eco Parque sem visitantes e ainda mais distante dos xaxinenses. Algo precisa ser feito!


Transparência Criciúma 2
Anúncio Radial 2
Palhoça Parques
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro