Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó na Efapi: vivencie essa grande experiência

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/10/2017 16:45 - Atualizado em 09/10/2017 16:47
Todo o trabalho da Unochapecó na Efapi foi realizado pelas pessoas da Universidade (Foto: Unochapecó) Todo o trabalho da Unochapecó na Efapi foi realizado pelas pessoas da Universidade (Foto: Unochapecó)

Uma universidade que gera e produz conhecimento há 47 anos e que anda lado a lado com o desenvolvimento de Chapecó. Que revoluciona a vida das pessoas. Uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil. Uma grande oportunidade de negócios e entretenimento para a comunidade do Oeste catarinense. Unochapecó e Efapi se conectam no ano que Chapecó completa o seu centenário. E de 6 a 15 de outubro, a Universidade estará, como sempre, presente neste grande evento que movimenta Chapecó e região. Desta vez, de maneira especial e surpreendente.

Chapecó completou 100 anos e a Efapi chega a sua 50º edição. A Unochapecó, que está presente no evento desde a sua concepção, neste ano procurou evoluir na maneira de se apresentar à comunidade. Do conceito do projeto até a montagem da estrutura do estande, tudo passa pelas pessoas que fazem a comunidade do conhecimento.

Segundo o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a Universidade foi constituída por lideranças na mesma época da criação da Sociedade Amigos de Chapecó, entidade que instituiu e organizou a primeira Efapi. O objetivo era comemorar o cinquentenário de Chapecó. “Temos na origem as mesmas pessoas que nos criaram, motivo suficiente para andarmos juntos no objetivo de promover o desenvolvimento da nossa cidade”, avalia o reitor, lembrando que a parceria com a Efapi é histórica. “Estivemos sempre presentes nas edições de forma muito participativa, pois a Efapi, além de tudo, é uma feira que reúne e congrega toda nossa população. Oportuniza que nossos empresários, nossas entidades e nossas organizações apresentem seus produtos e soluções”.

Com o foco na comunidade e valorizando o que é construído e criado na Universidade, a campanha 'A Revolução do Conhecimento' foi a inspiração do conceito que será apresentado na Feira este ano. “Aliamos o centenário de Chapecó ao posicionamento da marca da Uno para demonstrarmos como a Instituição faz parte da comunidade chapecoense”, afirma o publicitário Matheus Gazola, que integra a comissão da Unochapecó na Efapi.

O projeto do estande foi lançado ainda na sexta-feira (06), durante a abertura da Feira, e segundo o reitor da Unochapecó, a participação da Universidade na Efapi está sendo muito especial. “Vivemos o centenário de nossa cidade e queremos mostrar esse novo momento que vive tanto a nossa cidade como a nossa Instituição. Nosso estande para a Efapi está sendo desenvolvido por nós mesmos, e dentro da Instituição, com uma tecnologia diferenciada, apresentando nossa preocupação com o meio ambiente, nosso desenvolvimento tecnológico com arrojo, sem deixarmos de expor nosso espírito vanguardista”, adiante Jacoski.

Estrutura

O estande institucional e os espaços da Unochapecó foram idealizados por pessoas da Universidade, através de ideias, conhecimento e tecnologia produzida internamente. Com uma estrutura de 110 metros quadrados, o espaço foi desenvolvido com a colaboração de 27 pessoas que trabalham na Instituição. “Foi através de muito planejamento, de um trabalho árduo de planificação e com tecnologias presentes em nossos laboratórios, que desenvolvemos as peças e todo o material para a construção do estande”, conta a diretora de Logística Projetos e Obras da Unochapecó, professora Paula Batistello.

O formato do estande, por exemplo, remete às formas do relevo do município, representando as características da região. “O fato de utilizarmos a madeira aparente e peças cruas é para que as pessoas percebam que tudo foi construído aqui dentro, e para relembrar o início da nossa história, feita pelos balseiros que passavam pelo rio Uruguai e traziam a madeira”, conta. O estande representa conhecimento, tecnologia, topografia e história de Chapecó.

Programação

É neste espaço todo especial que parte da programação da Unochapecó acontece durante a Efapi, com eventos diferenciados todos os dias. Além disso, serão realizadas intervenções em diferentes espaços do parque e durante todos os dias do evento. Parcerias com diversos setores da Universidade possibilitam a participação da comunidade acadêmica na feira.

São, ao todo, cerca de 150 pessoas da Instituição envolvidas. “Todas as nossas ações que envolvem conhecimento, arte e tecnologia para o desenvolvimento social tem o objetivo de celebrar a vida, valorizar a cultura local e socializar o saber como promoção de cidadania”, explica a coordenadora da Unochapecó na Efapi, professora Mariângela Torrescasana.

Também foi firmada uma importante parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, através de um projeto de intervenção artística. Além de ações com a Secretaria da Agricultura, Polícia Ambiental e diversos outros órgãos e entidades, complementa Mariângela. Sem esquecer do espaço do Programa de Orientação Profissional (POP) da Unochapecó, que prevê uma série de intervenções muito legais. Todas as atividades se estendem durante todos os dias da Efapi. São muitas atrações, todas pensadas e programadas com carinho para proporcionar uma grande experiência aos visitantes da maior feira de Chapecó.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro