Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governo do SC e Embaixada dos EUA no Brasil firmam parceria em áreas prioritárias

Eduardo Valente/Secom Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu a embaixadora dos EUA, Elizabeth Frawley Bagley, para discutir parcerias nas áreas de comércio, saúde, ciência e tecnologia Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu a embaixadora dos EUA, Elizabeth Frawley Bagley, para discutir parcerias nas áreas de comércio, saúde, ciência e tecnologia

Na manhã desta quarta-feira (17), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu a visita da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, na Casa d’Agronômica. O governador falou dos potenciais do estado e apresentou um vídeo institucional com informações sobre a economia, turismo, serviços e demais potenciais catarinenses.

Jorginho Mello destacou a importância de manter a boa relação, principalmente, com países que já fazem negócios diretos com Santa Catarina. “Eu recebi hoje a embaixadora dos EUA e pudemos mostrar dados e números do que a gente é exemplo para o Brasil. Esse é o tipo de relação e parceria que é bom para os dois lados, pelo que representamos e pelo que fornecemos dentro da balança comercial brasileira”, destacou o governador.

No encontro também estavam presentes a vice-governadora Marilisa Boehm; presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar; presidente do IMA, Sheila Meirelles; secretários de Estado; cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Carrie Muntean e representantes do consulado em Porto Alegre, que responde pelas relações diplomáticas entre EUA e SC.

O objetivo do encontro é garantir parcerias e a cooperação nas áreas de comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação; direitos humanos; cooperação internacional e internacionalização; negócios internacionais; melhores práticas na resolução de problemas administrativos; e segurança pública. Além de colaborar para a definição de metas, parâmetros e resultados claros, visando o intercâmbio das melhores práticas, serviços e tecnologias. Também foi debatido o intercâmbio de especialistas e a promoção de visitas técnicas. Com a assinatura do memorando as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico buscando entendimento recíproco.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, agradeceu o engajamento de Santa Catarina e disse estar ansiosa para continuar a parceria daqui pra frente. “A assinatura deste Memorando de Entendimento dá continuidade à nossa histórica relação bilateral e abre oportunidades de cooperação entre Santa Catarina e os Estados Unidos, especialmente nas áreas de comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação; direitos humanos e segurança pública. Acredito que vamos colher bons frutos”, disse a embaixadora.

A partir de agora o documento assinado nesta manhã garante que a parceria com os Estados Unidos seja permanente, sem a necessidade de renovar o memorando a cada novo governo. O secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, disse que esse encontro vai estreitar ainda mais a relação entre esses dois grandes parceiros, já que Santa Catarina e os EUA tem muita coisa em comum. “Nós temos a economia, projetos, a indústria que tem presença nos Estados Unidos. E várias industrias importantíssimas com presença em solo catarinense e uma grande vantagem competitiva no sentido de apoio tecnológico, logístico e aproximação econômica”, reforçou o secretário Juliano.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro