Close Menu

Busque por Palavra Chave

Painel artístico marca os 200 anos da imigração alemã em Blumenau

Maria Vitória Lobe Obra produzida pelo designer Luiz Bernardes para o bicentenário será exposta na Prefeitura Obra produzida pelo designer Luiz Bernardes para o bicentenário será exposta na Prefeitura

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, recebeu quarta-feira, dia 17 de janeiro, em seu gabinete, o artista plástico e designer Luiz Bernardes. O encontro serviu para tratar da elaboração de um painel artístico em referência às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Bernardes costuma participar de eventos históricos do município, com elaboração de obras, como as que marcaram em 2022 o bicentenário de nascimento do naturalista e pesquisador teuto-brasileiro Johann Friedrich Theodor Müller, mais conhecido como Fritz Müller.

Ao convidar o artista para se unir às celebrações previstas para este ano, o secretário de Cultura destacou a significativa importância de Blumenau no processo da colonização. “O bicentenário da imigração é considerado um marco histórico para a cidade”, comentou. “Considerando que Blumenau representa um dos principais centros da colonização alemã no Brasil, a SMC pediu, por meio de convite, a confecção de um painel sobre os 200 anos para ser exposto na prefeitura”.

PRESENÇA HISTÓRICA

No dia 30 de outubro de 2019, Bernardes participou da atividade festiva no Mausoléu Dr. Blumenau, durante a lembrança dos 120 anos do falecimento do fundador da colônia. Na ocasião, criou uma série de obras de arte para as homenagens, incluindo oito buquês compostos por 25 rosas de ferro somando um total de 200 - para adorno das lápides.

Continha na coleção um vaso de cristal na cor azul e um painel em estrutura de ferro tubular galvanizado revestido com chapas na cor grafite claro com detalhe da fotografia do Dr. Blumenau impresso em adesivo aplicado em chapa de vidro. A obra ganhou moldura revestida à folha de ouro, aparador em madeira de lei maciça trabalhado manualmente e ainda um castiçal de ferro na cor cinza.

Nos jardins, em frente ao Mausoléu, foi colocada na base do monumento do Dr. Blumenau uma rosa em ferro galvanizado com dimensões aproximadas de 0,62 x 1,60. Para a ocasião, a varanda externa do prédio ganhou um canteiro com aproximadamente 30 mudas de helicônias.

No dia 31 de março de 2022, em homenagem aos 200 anos do nascimento do naturalista e pesquisador Fritz Müller, Bernardes compôs as obras de arte instaladas no jardim do museu do homenageado, no Vorstadt, e no Mausoléu da Família Müller, no cemitério da Igreja Evangélica Luterana - Paróquia Centro. Também participou de exposições de painéis concebidos por ele constituídos por imagens e textos que revelam a história e o legado do naturalista, botânico e professor de matemática e ciências. O artista ainda produziu esculturas em materiais diversos, como aço inox, resina, madeira e bambu, com os quais procurou recriar a flora e fauna do universo de interesse do cientista teuto-brasileiro.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro