Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cepon amplia em 23% cirurgias de câncer em 2023

Cepon  Cepon, referência oncológica em SC, teve aumento de 23% em cirurgias em 2023, com crescimento em consultas, tratamentos e pesquisas Cepon, referência oncológica em SC, teve aumento de 23% em cirurgias em 2023, com crescimento em consultas, tratamentos e pesquisas

O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), serviço público de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil, ampliou em 23% o número de cirurgias em pacientes com câncer em 2023, comparado a 2022.

De janeiro a dezembro de 2023, foram 3.454 cirurgias contra 2.798 no ano anterior. Neste período, houve crescimento também dos principais procedimentos: 141.692 consultas (alta de 29%), 34.464 sessões de quimioterapia (aumento de 10%) e 22.648 sessões de radioterapia (alta de 7%).

Além disso, houve um crescimento superior a 5% no somatório de transplantes autólogos e alogênicos, 28% de aumento na coleta de doadores para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e foram realizados 26 estudos pela Pesquisa Clínica, considerada de grande importância para o avanço da ciência e o desenvolvimento de tratamentos oncológicos inovadores aos pacientes, dando assim ao paciente alguns tratamentos não disponibilizados no SUS.

Esses números também se refletiram na Casa de Apoio do Cepon, que acolhe pacientes e acompanhantes de fora da Grande Florianópolis atendidos pelo Cepon e necessitam de um local durante o tratamento, conforme critérios sociais definidos pela Instituição, apresentando um aumento de 53,6% no número de hóspedes entre pacientes e acompanhantes.

De acordo com a gerente técnica do Cepon, Mary Anne Taves, a ampliação do número de atendimentos atende uma solicitação da Secretaria de Estado da Saúde. “Foi necessário a contratação de mais profissionais, ampliar o número de consultórios para prestar esse atendimento e com isso, houve uma otimização do centro cirúrgico para poder atender a demanda de cirurgias que aumentou, e no número de vagas para a realização de exames complementares, tanto na anatomia patológica, quanto nos exames de imagem”.

O Cepon, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) administrada pela Fahece, organização social que gerencia a unidade, tem continuamente implementado melhorias nos processos para ampliar a capacidade de atendimento no Centro Oncológico. Com previsão de finalização no primeiro semestre de 2024, o Cepon está em obras para qualificar o atendimento aos pacientes da radioterapia. O investimento inclui a construção de um novo bunker – como é chamado o espaço para instalação do acelerador linear, responsável pelo equipamento VitalBeam – e mais quatro novos consultórios.

“O Cepon é uma referência para o tratamento do câncer em Santa Catarina. Sabemos da responsabilidade da instituição com a saúde do estado, por isso atuamos para ampliar nossa capacidade de atender pacientes e sempre com as melhores práticas clínicas”, afirma o presidente da Fahece, Alvin Laemmel.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro