Close Menu

Busque por Palavra Chave

DEDICAÇÃO RECOMPENSADA

Jovem chapecoense tira nota mil em redação do Enem 2023

Arquivo Pessoal Maria Laura Santin, de 20 anos, foi a única catarinense a conquistar a nota mil na redação do Enem 2023 Maria Laura Santin, de 20 anos, foi a única catarinense a conquistar a nota mil na redação do Enem 2023

Por Vitória Schettini

Dentro do tecido social, a educação emerge como o fio condutor que conecta sonhos à realidade. Essencial e transformadora, ela não se restringe somente às salas de aula, mas permeia cada aspecto de cada indivíduo. A busca pelo conhecimento não apenas amplia horizontes, mas também capacita indivíduos a moldarem seus destinos.

Neste contexto, a trajetória de Maria Laura Santin, de 20 anos, rumo à Medicina se revela como um testemunho vívido da importância do estudo na construção de futuros promissores. Acompanhe, portanto, a jornada da estudante chapecoense, que conquistou a nota 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

ORIGENS E MOTIVAÇÃO

Natural de Chapecó, Maria Laura Santin estudou todo o ensino fundamental na escola Ceib, época em que decidiu que queria ser médica. "Antes dos dez anos, eu já tinha escolhido minha profissão. Desde muito pequena, meus pais incentivaram e cultivaram o meu sonho, permitindo que eu estudasse no Senai durante o ensino médio. Mais tarde, eu tive a oportunidade de estudar dois anos em um cursinho pré-vestibular", relembra.

ROTINA INTENSA DE ESTUDOS

Para alcançar a nota máxima na redação do Enem, cujo tema foi `Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", Maria seguia uma rotina intensamente focada nos estudos.

Segundo ela, acordava por volta das 6h e ia ao cursinho, passando praticamente o dia todo no local. Maria assistia às aulas dos professores e estudava sozinha, mantendo um tempo e uma dedicação também junto à academia. Ao retornar da atividade física, pela noite, ela finalizava os estudos e se organizava para o dia seguinte.

"As provas do Enem são muito mais extensas e cansativas do que a maioria dos outros vestibulares. Então, por isso, exigem que você administre muito bem o seu tempo, afinal, são 90 questões e uma redação para serem resolvidas em uma tarde. Para me preparar, fazia simulados do Enem toda semana, contando o tempo que eu levava para terminar o exame inteiro e preparando o psicológico para o dia da prova", afirma.

Além do Enem, Maria prestou outros vestibulares de Medicina, como no Centro Universitário Campo Real pelo Fies com a nota do Enem 2022. Já no meio do ano, prestou os vestibulares da Acafe e da Universidade de Passo Fundo (UPF), conquistando a vaga nas duas. No final de 2023, ela tentou as provas da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo aprovada nas três instituições de ensino.

ADVERSIDADES

Estudando a redação, de acordo com a jovem chapecoense, seus estudos incluíam a escrita semanal de um texto, que enviava a uma professora para correção.

"Minha professora devolvia redações corrigidas todas as semanas, apontando meus erros e em quais pontos eu poderia melhorar. Além disso, eu tentava ir sempre nos plantões de redação ofertados pelo cursinho para tirar dúvidas. Assim, eu evitaria os mesmos erros novamente, garantindo uma boa evolução nos meus textos ao longo do ano", comenta.

CONTORNANDO DESAFIOS

Para lidar com situações de pressão e estresse, a jovem precisou manter um equilíbrio entre o estudo e os momentos de lazer.

"Além de ter consultas com minha psicóloga a cada 15 dias, eu me mantive constante na academia, o que me ajudou muito a continuar a rotina complicada do cursinho. Acredito ser muito importante lembrar que o período de preparação é muito complicado e por isso é muito bom manter a família e os amigos perto, sempre alternando momentos de estudo intenso com momentos de descanso", enfatiza ao .

Além de ter que conciliar as tarefas diárias, Maria teve de lidar com a questão psicológica ao fazer todas as provas.

"Acho que meu principal desafio foi enfrentar o nervosismo e a ansiedade no dia a dia e, principalmente, nos dias que antecediam os vestibulares que eu ia prestar. Para superar isso, eu sempre tentei respeitar os limites do meu corpo e entender que nem todos os dias iam ser perfeitos, entendendo que erros faziam parte do processo e que estava tudo bem precisar de ajuda psicológica", lembra.

Além disso, nas semanas antes dos exames, a jovem afirma que tentava desacelerar e descansar, para ter certeza que teria energia para entregar o meu máximo no dia do vestibular.

Toda a dedicação e esforço da estudante tiveram resultados altamente positivos. Na semana passada, as notas das redação começaram a ser divulgadas e Laura teve uma das melhores notícias. Ela havia sido a única catarinense a tirar nota máxima na redação do Enem 2023, sendo uma entre 60 pessoas no Brasil.

"Provavelmente, essa foi a sensação mais mágica que já senti em toda minha vida. Eu sentia que tinha ido bem na redação, mas definitivamente não esperava a nota máxima. Estou muito grata de ver meu esforço sendo recompensado. Sinto que estou encerrando meu ciclo no cursinho com chave de ouro", compartilha.

MENSAGEM DE INCENTIVO

Aos que sonham cursar Medicina, ela deixa uma mensagem de incentivo.

"A principal dica é a persistência. Passar em Medicina, principalmente em faculdades públicas, é um processo muito longo e diferente para cada pessoa. O segredo é continuar estudando e respeitar seu próprio tempo, sem se comparar com qualquer outro aprovado. Enquanto eu demorei dois anos para passar, há pessoas que demoram mais e outras que são aprovadas diretamente do ensino médio. Minha principal dica é: se Medicina na federal é realmente seu sonho, siga em frente estudando e se dedicando, que seu esforço será recompensado", finaliza a jovem.

Em suas palavras, a partir de agora, a chapecoense se prepara para iniciar a graduação em Medicina na UFPR, que havia sido seu grande sonho, dedicando-se a se tornar uma profissional de renome na área.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro