Close Menu

Busque por Palavra Chave

Gaeco deflagra operação em municípios do Oeste de SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/02/2024 09:57 - Atualizado em 01/02/2024 10:41
PRF A Operação Maserati IV combate uma organização criminosa em SC e PR, envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com a PRF participando de buscas e apreensões A Operação Maserati IV combate uma organização criminosa em SC e PR, envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com a PRF participando de buscas e apreensões

Policiais rodoviários federais participaram, na manhã desta quinta-feira (1º), na região Oeste catarinense, da Operação Maserati IV, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A força-tarefa formada por 153 policiais, em 25 viaturas, cumpriu 35 mandados de busca e apreensão em nove cidades: Chapecó, Xaxim, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Concórdia, Joaçaba e Luiz Alves, em Santa Catarina, e também em Clevelândia e Foz do Iguaçu (PR). O objetivo é combater uma organização criminosa que pratica tráfico de drogas, crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro e que busca ampliar a atuação em Santa Catarina.

A PRF atuou nas cidades de Chapecó e em Concórdia. Nesta última, cumpriu mandado de busca e apreensão no bairro Nações, onde foram recolhidos celulares, dinheiro em espécie e pequenas porções de maconha prontas para comercialização. Um homem de 30 anos foi conduzido à Delegacia de Polícia de Concórdia.

OUTRAS FASES DA OPERAÇÃO

Na primeira fase, deflagrada em 25 de fevereiro de 2021, foram cumpridas 284 ordens judiciais, abrangendo 142 prisões e 142 buscas e apreensões, distribuídas por 45 cidades e seis Estados.

A investigação, iniciada em 2020, revelou conexões em atividades criminosas, pela facção, levando à apreensão de grande quantidade de drogas. Também foi possível, a partir da deflagração, identificar a autoria de diversos homicídios, roubos e sequestros, consubstanciando assim materiais probatórios relevantes às atividades investigativas da Polícia Civil catarinense.

Na segunda fase, ocorrida em 9 de fevereiro de 2023, foi dado cumprimento a 164 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensão e prisões preventivas. Essa fase também teve como alvos faccionados atuantes não só em Santa Catarina, estendendo sua abrangência a 10 Estados da federação.

Já na terceira fase, deflagrada no dia 10 de agosto de 2023, foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão e 35 dos 42 mandados de prisão preventiva expedidos. Os alvos eram faccionados que tinham atuação no estado de Santa Catarina

O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro