Close Menu

Busque por Palavra Chave

Itajaí é a primeira cidade de SC a desburocratizar o processo de abertura de empresas

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/02/2024 10:33
Divulgação Itajaí lança o Regin 2.0, automatizando e agilizando a abertura de empresas, visando incentivar o empreendedorismo e atrair novos negócios Itajaí lança o Regin 2.0, automatizando e agilizando a abertura de empresas, visando incentivar o empreendedorismo e atrair novos negócios

A partir desta quinta-feira (1º), Itajaí passa a contar com o Sistema de Registro Integrado, o Regin 2.0. Isso significa que o Município é a primeira cidade do estado a desburocratizar a abertura de empresas: o processo será automatizado e a viabilidade do novo negócio será analisada instantaneamente. A medida visa incentivar ainda mais o empreendedorismo e atrair novos negócios para Itajaí.

Com o novo sistema, haverá integração das informações do Município com a Junta Comercial, o que permitirá que empresas de baixo e médio risco tenham a viabilidade aprovada imediatamente, após o preenchimento dos formulários indicados no sistema. Até então, os empreendedores deveriam seguir diversas etapas e aguardar a análise da equipe técnica para, só depois, saber se o seu negócio era viável ou não.

“Essa parceria com a Prosolution e a Junta Comercial de Santa Catarina vai otimizar e desburocratizar os processos, visto que o sistema é automatizado e não será mais necessária a análise humana para que as empresas de baixo e médio risco tenham a viabilidade técnica aprovada”, ressalta a auditora fiscal Aglaé Dobrachinski.

Com o Regin 2.0, os responsáveis pela empresa, contadores e demais interessados não precisam se deslocar às repartições públicas para iniciar os processos, já que a dinâmica será toda on-line pelo site regin.jucesc.sc.gov.br. Ou seja, quem deseja abrir uma empresa na cidade deve entrar no site e seguir o passo a passo.

OTIMIZAÇÃO DE TEMPO NA ABERTURA DE EMPRESAS

De acordo com o Mapa de Empresas divulgado pelo Governo Federal, o tempo médio de abertura de empresas em Itajaí para viabilidade é de 83 horas e, somado ao registro na Junta Comercial, o processo acontece em até três dias. A experiência em outros estados que utilizam a plataforma Regin 2.0 mostra que esse processo será concluído em minutos.

“Com a implementação do Regin 2.0, Itajaí reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência na prestação de serviços aos cidadãos e empreendedores. Esse sistema não só acelera o processo de abertura de empresas, mas também simboliza nossa visão de um governo digital e transparente, atento às necessidades do século XXI. Estamos confiantes de que esta ferramenta será um marco para o desenvolvimento econômico e a competitividade da nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro