Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação debate fortalecimento da marca Blumenau

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/02/2024 10:38 - Atualizado em 05/02/2024 10:38
Prefeitura de Blumenau Empresários e especialistas entendem a importância de divulgar as ações da cidade no desenvolvimento de soluções em tecnologia Empresários e especialistas entendem a importância de divulgar as ações da cidade no desenvolvimento de soluções em tecnologia

Blumenau conhece a força que tem no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) agora precisa levar isso para o Brasil e para o mundo. Esse foi o principal tema do encontro da governança do setor, realizado na tarde desta terça-feira, dia 30, no gabinete do Prefeito Mário Hildebrandt. Além do chefe do executivo, a reunião teve a presença da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Valdecir Mengarda, de empresários, representantes do setor de educação e da sociedade civil organizada.

Um dos temas discutidos por essa governança, que é um dos eixos do Plano de Desenvolvimento Econômico de Blumenau (Pedem), é o de tornar nossa cidade cada vez mais uma referência no desenvolvimento de soluções em TI. E um dos caminhos levantados é a Identificação de Procedência. Esse reconhecimento se dá a uma região, estado, cidade, país que se tornou conhecido como centro de referência em determinado produto. Por exemplo, a região da Serra Catarinense tem o selo de Identificação de Procedência para vinhos de altitude, o que atesta a qualidade desses produtos.

“Nós temos um histórico de construção da qualidade do serviço oferecido aqui, desde a criação da Cetil, e que gerou todo o ecossistema que temos hoje em nossa cidade. Nosso papel agora é nos vender mais. Temos como caraterística produzir, mas esquecemos de mostrar ao mundo a qualidade do nosso produto e da nossa cidade. Isso traz mais investimento, tanto de novas empresas como atração de mão de obra de qualidade”, afirmou o prefeito.

Entre as sugestões apresentadas está a participação em feiras e eventos pelo Brasil com a montagem de estandes enaltecendo tanto a qualidade dos softwares e produtos feitos em Blumenau, como também o que a cidade tem a oferecer para o empreendedor que deseja se instalar aqui. “A gente tem todo um ecossistema integrado, uma rede de apoio entre investidores, empresários, setor público e universidades, algo que outras cidades não têm e que quando a gente conta, as pessoas se surpreendem. Precisamos levar essas nossas qualidades para o Brasil todo”, disse o empresário Sidney Hamada.

O prefeito sugeriu inclusive integrar a Secretaria de Turismo e Lazer nesse processo, para ajudar a vender ainda mais a nossa cidade no cenário nacional. Além de participar de feiras e eventos do gênero pelo país, também foi discutida a importância de se ter eventos desse porte aqui na cidade. Em 2024 estão previstos eventos como BCX Blumenau Comics Experience, Feduca, Febratex Summit e OktoberTech.

“Essa governança de TIC tem importância com destaque na medida em que age diretamente em todas as outras governanças, em todos os setores da nossa economia. Já conseguimos grandes avanços nos encontros que tivemos e estamos caminhando firmes para que Blumenau cresça e se fortaleça cada vez mais como referência no setor em todo o Brasil”, comentou Mengarda.

Este foi o penúltimo encontro de governanças do Pedem. O último será do setor de Eletrometalmecânica, em data a ser confirmada.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro