Close Menu

Busque por Palavra Chave

Portos de Santa Catarina crescem acima da média nacional em 2023

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/02/2024 10:02 - Atualizado em 08/02/2024 10:02
Gustavo Rotta/Porto de SFS Movimentação portuária de Santa Catarina superou média nacional em 2023, com crescimento de 11,4%, destacando-se o Porto de São Francisco do Sul e a expressiva participação em contêineres Movimentação portuária de Santa Catarina superou média nacional em 2023, com crescimento de 11,4%, destacando-se o Porto de São Francisco do Sul e a expressiva participação em contêineres

A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresceu acima da média nacional em 2023. Os dados apurados pela Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF) em janeiro, agora com os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) confirmam um crescimento de 11,4% em relação a 2022, enquanto que o crescimento nacional foi de 6,86%. Pelo estado foram movimentadas 61,7 milhões de toneladas, 4,73% do total de 1,3 bilhão de toneladas de todo o Brasil.

Ainda de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços a corrente de comércio exterior de Santa Catarina, foi de US$ 40 bilhões em 2023.

“Santa Catarina se destaca mesmo na adversidade. Foi um ano de recordes para os nossos portos mesmo com os prejuízos causados pelas chuvas. É um resultado que vem da parceria constante do governo com o setor privado, do apoio ao empreendedorismo catarinense que conquista mercados no mundo todo”, afirma o governador Jorginho Mello.

“Os portos de Santa Catarina tiveram dificuldades climáticas durante o ano, mas souberam aproveitar o cenário favorável para melhorar o seu desempenho. Isso é mérito de boas gestões e alinhamento com as necessidades do mercado. O papel do Estado tem sido apoiar o setor, que é tão importante para a economia estadual e nacional”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho.

O Porto de São Francisco do Sul teve o melhor desempenho com 16,8 milhões de toneladas, figurando entre os 7 maiores do Brasil, subindo duas posições em relação a 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 portos públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.

Na movimentação de contêineres, a participação de Santa Catarina é ainda mais significativa. O estado detém 21% da movimentação nacional, sendo o segundo estado que mais movimenta. O Portonave (1,3 milhões de TEUs) e o Porto Itapoá (1,1 milhões de TEUs), figuram em segundo e quarto lugar, respectivamente, entre os maiores do Brasil.

Outros destaques da movimentação portuária de Santa Catarina são o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, com 10,6 milhões de toneladas, e o Porto de Imbituba, com 7,7 milhões de toneladas. O Porto de Itajaí, com 363 mil toneladas, e outros terminais privados complementam o desempenho catarinense.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro