Close Menu

Busque por Palavra Chave

Reunião técnica na Defesa Civil discute projetos de mitigação de cheias no Vale do Itajaí

Airton Fernandes/Ascom SDC Santa Catarina intensifica ações para aumentar resiliência contra eventos climáticos, com obras prioritárias no Vale do Itajaí, incluindo dragagem de rios e reforma de barragens Santa Catarina intensifica ações para aumentar resiliência contra eventos climáticos, com obras prioritárias no Vale do Itajaí, incluindo dragagem de rios e reforma de barragens

A semana começou com uma reunião entre profissionais da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade para encaminhar ações voltadas ao aumento da resiliência do Estado frente aos eventos climáticos que vem impactando diversos setores como economia, social, infraestrutura e outros. A Defesa Civil de Santa Catarina já definiu as obras prioritárias para prevenir enchentes no Vale do Itajaí, as quais serão destacadas no programa “Proteção Levada a Sério”, em fase de preparação para o lançamento.

Segundo o coronel Fabiano de Souza, secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, uma das primeiras intervenções será a dragagem dos rios, abrangendo 8,2 quilômetros em Rio do Sul e 3 quilômetros em Taió. O objetivo é executar o serviço em toda a bacia do Rio Itajaí, começando por esses trechos. A expectativa é iniciar a dragagem até abril deste ano.

“Por determinação do governador Jorginho Mello, vamos executar as obras necessárias para auxiliar os municípios e milhares de famílias que sofrem toda vez que temos chuvas em alto volume aqui no nosso estado. Precisamos limpar as margens de rios e ribeirões e garantir a manutenção das barragens. Mas, é preciso um esforço conjunto com a população que também precisa cuidar com o descarte correto de lixos pesados, por exemplo, que acabam entupindo bueiros e chegando nos rios”, reforça o secretário.

O Governo do Estado também planeja executar obras de reforma das barragens existentes, com destaque para as intervenções em Ituporanga e José Boiteux. Uma empresa foi contratada para consertar as comportas da barragem em Ituporanga, enquanto a de José Boiteux passará por licitação para reforma.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro