Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Alesc, deputados repercutem abertura de inscrições para cursos técnicos

Rodolfo Espínola/Agência AL Deputados Padre Pedro Baldissera (PT) e Maurício Eskudlark (PL) Deputados Padre Pedro Baldissera (PT) e Maurício Eskudlark (PL)

Integrantes do PL e do PSD repercutiram a abertura das inscrições para os cursos técnicos ofertados aos estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio durante a sessão desta quarta-feira (21), da Assembleia Legislativa.

“As inscrições para o Catarinense Técnico (Catec) começam hoje e vão até sexta-feira, podem ser feitas através do site da Secretaria de Estado da Educação (SED) ou na própria escola. Quem pode participar? Alunos que cursam o segundo e o terceiro anos do Ensino Médio em escolas públicas”, informou Soratto (PL).

Napoleão Bernardes (PSD) e Cláudio Humberto (PL) acompanharam o ex-secretário da Casa Civil.

“Esse é mais um golaço transformador e revolucionário, podem ser até dois cursos técnicos, um no segundo ano e outro no terceiro”, acrescentou Napoleão, que ressaltou a importância da iniciativa para qualificar os jovens e proporcionar mão de obra para os diversos segmentos da economia.

“Na Alemanha o ensino técnico tem a mesma importância que o ensino formal, o ensino técnico te dá uma profissão, dá um mecanismo necessário para lá nos 17, 18 anos já botar dinheiro no bolso”, opinou Humberto, que ponderou a importância da parceria da Assembleia na implantação do Catec.

MOTOLÂNDIA

Carlos Humberto noticiou que o governo acatou sugestão que fez à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para implementar o Projeto da Motolância, motos equipadas com todos os equipamentos necessários ao primeiro socorro, ocupadas por técnicos em enfermagem.

“É um serviço que presta o primeiro serviço de emergência. Hoje por conta do trânsito mais pesado, a locomoção dos carros de saúde se trona complicada. Na última semana foi anunciada a contratação das primeiras dez motolâncias que ficarão à disposição de Santa Catarina”, anunciou Humberto.

DENGUE

Humberto alertou os catarinenses para a gravidade da dengue, doença que avança a passos largos em muitos municípios do estado, lotando postos de saúde, UPAs e emergências de hospitais.

“É uma doença perigosa, tenho os efeitos colaterais até hoje, três anos depois. A gente faz um pedido para as pessoas que façam a sua parte, limpando os terrenos. As prefeituras e o governo do estado que também façam as suas partes, é uma doença que vai precisar da participação de todos”, justificou o representante de Balneário Camboriú.

Matheus Cadorin (Novo), de Joinville, sugeriu uma campanha unificada de conscientização da população, articulada pela Assembleia Legislativa e com a participação das câmaras de vereadores.

IMIGRAÇÃO ITALIANA

Matheus Cadorin lembrou na tribuna a chegada de cerca de 400 imigrantes italianos ao Brasil em 1874.

“Muitos se deslocaram para cá, assim como Giuseppe Cadorin, meu primeiro antepassado. Segundo os relatos, a viagem era muito difícil, com doenças e muitas mortes”, relatou Cadorin, que lembrou os motivos da imigração: “fuga da fome, da peste, de conflitos. Vieram com a promessa de terras, para plantar e levantar empreendimentos, e aqui encontraram a selva e animais selvagens”.

EM DEFESA DAS MULHERES

Em defesa das mulheres
Jana Guedes (PDT falou sobre a representatividade feminina na política, bem como a incansável luta contra a opressão, a desigualdade social, a violência doméstica e a violência nas ruas, com destaque para estupros, cada vez mais recorrentes em Santa Catarina.

“Se unam a mim nesta luta para um futuro mais justo e igualitário para todos e todas”, conclamou Jana, dirigindo-se aos colegas deputados e deputadas.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro