Close Menu

Busque por Palavra Chave

Último fim de semana de fevereiro terá sol e risco de chuva em SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/02/2024 11:54 - Atualizado em 24/02/2024 11:56
Cassiano Psomas/Unsplash O sol se põe sobre o Morro das Pedras, em Florianópolis, em um espetáculo de cores vibrantes e tranquilidade costeira O sol se põe sobre o Morro das Pedras, em Florianópolis, em um espetáculo de cores vibrantes e tranquilidade costeira

O último fim de semana de fevereiro começa ensolarado em Santa Catarina. Neste sábado (24), as temperaturas sobem rapidamente, com máximas que podem superar os 30°C em todas as regiões. De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), risco de chuvas intensas nas áreas de encosta no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Isso ocorre devido à intensificação da circulação marítima. Nestas áreas, o risco é moderado para alagamentos e enxurradas pontuais entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, a combinação de calor e umidade provoca temporais isolados à noite, mas o risco é baixo para danos na maior parte das regiões.

De acordo com a equipe de meteorologia da SDC, “essas chuvas são conhecidas como chuvas orográficas e são causadas pelo encontro do ar úmido vindo do mar com as montanhas. Quando o vento empurra as nuvens para as áreas montanhosas, elas são forçadas a subir e se resfriar, liberando sua umidade na forma de chuva. Portanto, essa intensificação da circulação marítima pode causar chuvas volumosas em determinadas áreas, especialmente nas encostas das montanhas”.

No domingo (25), e segunda-feira (26), a aproximação de uma frente fria litorânea intensifica os ventos nas áreas costeiras, favorecendo a nebulosidade na região. Com o tempo fechado, as temperaturas caem um pouco no litoral em relação aos dias anteriores. Ao longo do período mantém o risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais, assim como destelhamentos e danos na rede elétrica, devido às condições de tempo severo de forma isolada a partir da tarde, que pode se estender no decorrer da noite e madrugada.

RECOMENDAÇÕES À POPULAÇÃO

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não atravesse ruas alagadas;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado.

AVISOS E ALERTAS DA SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br e nas redes oficiais (instagram, facebook, tiktok, youtube) no perfil: @defesacivilsc.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro