Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxinenses são reconhecidos em competição de cerveja artesanal em Blumenau

Por: LÊ NOTÍCIAS
20/10/2017 11:47 - Atualizado em 20/10/2017 11:52
Gedeão e Marcio, que ficaram com a medalha de bronze em Blumenau, atualmente estão produzindo três tipos de cerveja em Xaxim (Foto: Divulgação/LÊ) Gedeão e Marcio, que ficaram com a medalha de bronze em Blumenau, atualmente estão produzindo três tipos de cerveja em Xaxim (Foto: Divulgação/LÊ)

Por Vitória Schettini

Querida pelos seres humanos há mais de 6 mil anos, a cerveja começou a ser produzida por acaso, quando os antigos povos da Mesopotâmia descobriram o processo de fermentação. Inicialmente feito por padeiros, o processo de fermentação era realizado com leveduras e grãos de cereais, onde a cevada era deixada de molho para depois ser moída e misturada à levedura.

No presente, em Xaxim não é diferente, ela ainda é muito apreciada, já que dois amigos participaram da competição que foi lançada pela cervejaria Bierland, de Blumenau, para cervejeiros caseiros. Lá, puderam ser feitas 85 inscrições do Brasil inteiro, sendo que o estilo de cerveja era a Pumpkin Ale, uma cerveja feita com adição de abóbora, a qual eles conseguiram se inscrever e participar.

Para Gedeão Marchetti, de 27 anos, e Marcio Pulga, de 31 anos, a grande oportunidade de participar era que a cerveja seria avaliada por pessoas que realmente entendiam do assunto, uma avaliação técnica de como estava a qualidade da bebida. “A emoção de participar é imensa, em fazer parte de um desafio como esse, poder ter a nossa cerveja testada por profissionais da área, a experiência foi muito boa”, conta Gedeão.

O 6º Concurso Cervejeiro Caseiro, promovido pela Bierland, contou com 85 inscritos, onde todos deviam mandar seis garrafas da cerveja produzida. Posteriormente à análise dos jurados, foram divulgadas as 5 melhores cervejas e entre elas, estava a de Gedeão e Marcio. No evento de aniversário da cervejaria, a Bierland revelou quem eram os vencedores e os xaxinenses ficaram em terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze.

Motivados pelo gosto da bebida, Gedeão o amigo Marcio iniciaram a produção de cerveja artesanal em abril de 2016. “Desde aquela data, a cerveja virou nosso hobby e estamos produzindo praticamente toda semana, variando em um total de média de 200 litros mensais. Nós criamos a marca Old West Beer, a qual produzimos três rótulos diferentes de cerveja”. Futuramente, de acordo com os xaxinenses, eles pretendem crescer e produzir cada vez um volume maior, aos poucos comprando os equipamentos necessários e estudando sempre para melhorar cada vez mais o processo.

TRADIÇÃO MILENAR

Na Suméria, local onde se há registros históricos das primeiras fabricações de cerveja, cerca de 40% da produção de cereais era destinada às cervejarias. Mais tarde, o povo do Egito Antigo aprendeu a fazer a bebida e carregou a tradição pelo milênio seguinte. A bebida fermentada era muito diferente da de hoje, era escura e forte. No Império Romano também foi bem vista, sendo que o Imperador Júlio Cesar era um grande admirador da bebida, inclusive sendo a ele atribuída a introdução da cerveja na Britânia.

O nome cerveja é de origem gaulesa, associado à deusa Ceres, que representava agricultura e fertilidade. Já na Idade Média, surgiam aos poucos os artesãos cervejeiros, que trabalhavam para os grandes senhores, abadias e mosteiros. Posteriormente, os monastérios monopolizaram a fabricação da cerveja e como os monges tinham a habilidade de escrever, aperfeiçoaram a técnica de produção.

A partir do século XII, pequenas fábricas foram sendo criadas nas grandes cidades europeias, com técnicas mais avançadas e os produtores tinham o conhecimento de que a água influenciava muito no produto final. E com o passar dos séculos, houve a invenção de instrumentos científicos como termômetros e aperfeiçoamento de técnicas que transformaram a cerveja em uma das bebidas mais consumidas no mundo.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro