Projeto de lei do deputado estadual Antídio Lunelli, que prevê a inclusão de robótica e programação na grade curricular da rede estadual de ensino, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Conforme o autor da matéria, a inclusão das disciplinas irá potencializar a integração dos jovens nos mais novos sistemas do mercado de trabalho, além de favorecer o ensino de outras áreas de estudo. O modelo já funciona na rede pública em Jaraguá do Sul, onde Lunelli foi prefeito. Os estudantes participam de uma Escola de Programação no contraturno. “Visitamos Dubai na semana passada e tivemos ainda mais convicção de que precisamos oferecer aos nossos jovens mais oportunidades”, defende.
Pelo projeto de lei, as temáticas serão ministradas no horário regular das aulas, de maneira transversal e com viés multidisciplinar. Relator da matéria, o deputado Pepê Collaço (PP) declarou que os estados podem legislar sobre educação e ensino para regular as especificidades locais, desde que sejam respeitadas as diretrizes emanadas pela União.
O texto agora será analisado pelas demais comissões antes de chegar ao Plenário.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro