Close Menu

Busque por Palavra Chave

Você é pai? É mãe? Então leia!

Por: Júnior Chisté
23/10/2017 09:30

Senhoras e senhores, pais deste Brasil!

A formação dos pensamentos, da mente e da personalidade de um ser humano se forma em torno de até oito anos.

Neste período tudo que é visto, sentido, é absorvido pela criança.

Não se tem em lugar alguns ensinamentos para serem lidados com traumas, emoções contidas, abusos ou algo parecido.

Há sempre diversos fatores que poderá desencadear a raiva, o ódio, a vingança em forma avassaladora de homicídios como esse caso de Goiânia.

Não posso aqui, de forma alguma imaginar o que ocorria com esse adolescente, ou melhor, o que ocorreu com ele até cometer o que cometera.

Somente lhe digo, dialoguem com seus filhos.

Gerem empatia, generosidade, procurem desde os primeiros anos a dizer mais o "NÃO" e também lhes ensinar que a vida é feita de frustrações, eles terão que aprender a lidar com estes sentimentos.

Se por vezes nem os próprios pais conseguem detectar o que foi gerado ao seu filho mentalmente e sentimentalmente falando, quem dera um professor que em média, diariamente atende 25 alunos?

Há que se ter psicólogos nas escolas, há que se ter acompanhamentos, há que se ter mais inserção dos pais para com a comunidade escolar. Há quanto tempo você que possui seus filhos em um estabelecimento de ensino não conversa com os professores de seu filho?

Como é o ambiente escolar onde ele está todos os dias?

Tem acompanhado o que ele anda pesquisando na internet?

Ele, com quatro, cinco, sete anos, já está usando celular?

E você acha o máximo não é?

Cognitivamente falando, como você acha que a mente de uma pessoa em formação absorve tantas informações assim a cada minuto?

E depois você não sabe explicar porque seu filho vive irritado, sem atenção, possui déficit de atenção, aos nove anos já toma Ritalina ou Fluoxetina?

Que medicamentos ele tomará quando completar quinze anos?

Uma das primeiras ações logo e a partir dos três anos de idade e começar ensinando ao seu filho (a), acalmar a mente e a melhor alternativa, é a meditação.

Cinco, dez minutos por dia farão a diferença por toda a vida. Salvarão vidas, aliás.

Se você pai ou mãe leu e isso ainda não lhe convenceu então vou lhe dar uma estatística triste e aterrorizadora: no Brasil atualmente a primeira causa que mais vem gerando mortes em pré-adolescentes, meninas de até treze anos de idade? O suicídio!

Nos meninos é o quarto fator gerador de mortes.

Em minhas palestras tenho falado à exaustão sobre isso, a sociedade vem tentando encontrar explicações em todo e quanto é lugar, mas é na EDUCAÇÃO onde está a ponta do iceberg.

Dia 05 de dezembro, no Clube de Xaxim, na palestra que farei com entrada gratuita pra população de Xaxim, a partir das 20h00, um dos assuntos será esse.


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro