Muitas pessoas ainda não sabem o que mudou nas leis trabalhistas com a reforma aprovada pelo governo. Se você é uma delas, está na hora de se inteirar do assunto, pois as novas regras começam a valer a partir do dia 11 de novembro. Pensando nisso, a Unochapecó realizou um debate sobre o tema na última sexta-feira (20/10). A palestra foi ministrada pelo juiz Giovanni Olsson, durante o Fórum Integrado de Humanas e Jurídicas. Esse foi o quarto encontro da programação, que encerra nesta quarta (25/10), com a palestra 'As mudanças dos valores no Mundo Contemporâneo', com a filósofa, poetisa e psicanalista Viviane Mosé.
Segundo Giovanni, a reforma trabalhista tem sido um dos principais debates do Brasil, pois diz respeito a todos nós, trabalhadores ou empregadores. "Se não estamos em uma dessas duas categorias, temos alguém da família que trabalha ou que vai entrar no mercado de trabalho, por exemplo. A mudança das regras nessas relações, que são sociais, nos atingem diretamente", afirma.
Na oportunidade, o palestrante falou sobre o sistema trabalhista, o que envolve essa área no direito social e o que a reforma promete, seja em termos de atualizar a legislação, de reduzir os litígios trabalhistas ou até mesmo de melhorar a qualidade do trabalho como um todo. "A partir do dia 11 de novembro, uma série de mudanças entram em vigor. Elas envolvem alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em como as pessoas levam as suas queixas ao poder judiciário, e também aspectos do direito previdenciário", explica.
Para o professor, é fundamental o debate promovido pela Unochapecó, pois o assunto envolve diversos segmentos da Universidade e sociedade. "Essa atividade é um excelente momento para compartilhar essa integração entre ensino, pesquisa, e extensão em grandes assuntos contemporâneos que tocam profundamente o convívio social".
Giovanni é juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e titular da 4ª Vara do Trabalho de Chapecó. O profissional também é membro do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro