Close Menu

Busque por Palavra Chave

Mostra de Palhaçaria inicia na segunda-feira no Oeste de SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/03/2024 09:48 - Atualizado em 22/03/2024 09:49
Divulgação RIA na Roça Mostra "RIA na Roça" leva arte circense para comunidades do interior, promovendo inclusão e vínculo comunitário por meio de oficinas e espetáculos itinerantes Mostra "RIA na Roça" leva arte circense para comunidades do interior, promovendo inclusão e vínculo comunitário por meio de oficinas e espetáculos itinerantes

A Mostra propõe articular e incentivar ações para a fruição da arte da palhaçaria pelo interior do Estado, assim como oportunizar o acesso da comunidade a esta forma de expressão. A intenção é, a partir de uma extensa programação itinerante, que abraça comunidades descentralizadas dos dois municípios vizinhos, promover o acesso cultural, valorizar a diversidade criativa, estimular a presença da arte da cultura na escola, além de ampliar o contato das pessoas com o Circo enquanto Patrimônio Imaterial Brasileiro.

“Estamos animados em iniciar este projeto tão potente para a nossa região, já na próxima segunda-feira (25), e levar tantas ações de encontro ao cotidiano das comunidades. Serão oportunidades riquíssimas de difundir a arte circense de Santa Catarina, aproximar esse trabalho das pessoas, trazer novas vivências e experiências de humanização para crianças, adolescentes e famílias. Estamos, a partir destas atividades, promovendo a arte como ferramenta de transformação e movimento socieocultural”, pontua o presidente da ONG Salva, Tiago Gheno.

VÍNCULO COMUNITÁRIO

As atividades do RIA iniciam nesta segunda-feira, com oficinas de circo ministradas pela Cia de La Curva, grupo de Chapecó, em dez escolas públicas. A ação tem como objetivo aproximar a arte circense das crianças e dos adolescentes, trazendo atividades práticas. Nomeada “A bola da vez”,a ação irá trabalhar, de maneira criativa, a coordenação motora, memória, senso de percepção, agilidade de pensamento, além de estimular o convívio saudável entre os estudantes.

“As oficinas, além de inúmeros benefícios para o desenvolvimento, também nos trazem vínculo comunitário. É a partir desta primeira ação do projeto que nós começamos a inserir e aproximar o circo das comunidades, onde mostramos e ensinamos ações como o malabares, por exemplo. Tudo isso aumenta a autoconfiança da criança, a autoestima, a relação com os colegas e abre uma janela perceptiva para tudo o que virá depois, que são os espetáculos, as apresentações, os artistas, e todas essas atividades das quais eles tiveram esse primeiro contato sendo feitas por profissionais, no palco. Por isso, esse início de relacionamento entre o RIA e a escola, se faz tão importante”, explica a Coordenadora da Mostra, Manon Alves.


CIRCULAÇÃO

As apresentações contarão com trabalhos de cinco companhias circenses de diferentes regiões do Estado. Integram a programação o Grupo Teatral Reminiscências, de Joaçaba, Circo Flor, de Florianópolis, La Luna e Circo Íris, de Canelinha, Grupo Cirandela, de Criciúma. De acordo com os organizadores, adiversidade temática, qualidade técnica dos trabalhos e históricos de atuação dos grupos, foi imprescindível para compor a programação.

“A partir do trabalho incrível desses artistas que vêm de diferentes regiões, estamos fomentando a formação de público e oportunizando novas experiências comunitárias, por meio da figura central do palhaço - aquela figura que cai, que tomba, que tropeça, e faz duas suas fragilidades também seus pontos fortes, trazendo essa ligação humana que chega direto ao público”, complementa Manon Alves.

Além de trazer contato direto com as comunidades, o projeto também aproxima artistas e diretores, por meio de intercâmbio cultural e troca de experiências entre profissionais que atuam em localidades distintas.

Para a artista Emeli Barossi, de Canelinha (SC), o RIA potencializa os encontros. “Para mim, o RIA é um espaço propício para trocas e para a criação de vínculos. não só de artistas e grupos, mas da relação do artista com o público, com o espaço em que está, é uma conexão com tudo o que está se fazendo, pois existe um lugar de encontro, onde os tempos são respeitados e gera esse espaço de troca e de envolvimento. Este ano estamos integrando a programação e levando um trabalho novo onde a semente foi plantada no RIA de 2019”, comenta a artista que integra a Cia La Luna de Teatro.

ECONOMIA CRIATIVA

Além de movimentos importantes voltados à democratização do acesso cultural, a Mostra impulsiona a economia criativa por meio da geração de emprego e renda. São trinta vagas diretas de trabalho em diferentes áreas criativa com artistas, produtores, diretores, técnicos, coordenadores, profissionais de comunicação, além de reflexos diretos em setores como transporte, alimentação, hotelaria e turismo.

“É muito importante colocar que o setor cultural, além de trabalhar e desenvolver aspectos humanos e sociais imprescindíveis para o desenvolvimento das comunidades, também gera emprego e renda. A indústria criativa, atualmente, supera muitos setores quando nos referimos ao PIB, e isso nos faz refletir sobre a importância da atuação desta área para a economia da nossa região, Estado e País”, acrescenta Tiago Gheno.

PROGRAMAÇÃO

Acompanhe onde estará o RIA na Roça:

Oficinas

  • 25/03 - Casa Familiar Rural - Linha Pilão da Pedra - Xaxim;
  • 26/03 - EEB Luiz Lunardi - Xaxim;
  • 30/03 - Assentamento Dom José Gomes, Linha Água Amarela, Chapecó;
  • 01/04 - Casa Familiar Rural - Linha Pilão da Pedra - Xaxim;
  • 02/04 - Aldeia Toldo Chimbangue - Chapecó;
  • 03/04 - EEB Cecília Meirelles - Chapecó;
  • 05/04 - Aldeia Condá - Chapecó.

Espetáculos

  • 17/04 - 10h - EEB Luiz Lunardi, Vila Tigre, Xaxim -Circo Flor
  • 14h30 - Casa Familiar Rural, Linha Pilão da Pedra, Xaxim- Grupo Reminiscências;
  • 18/04 - 10h - EBM Dr. Ari Lunardi, Xaxim- Cia La Luna
  • 14h30 - EBM Cecília Meireles, Xaxim- Cia Circo Iris;
  • 19/04 - 10h - Aldeia Toldo Chimbangue, Chapecó - Circo Flor;
  • 14h30 - Aldeia Condá, Chapecó- Cia La Luna
  • 20/04 - 10h - Assentamento Dom José Gomes, Água Amarela, Chapecó- Cia La Luna;( Aberto à comunidade)
  • 18h - Praça Central, Xaxim - Cia Circo Iris (Aberto à comunidade)
  • 21/04 - 18h - Nossa Maloca, Linha Tafona, Chapecó (Aberto à comunidade) - Grupo Cirandela
  • 22/04 - 10h - Casa Familiar Rural, Linha Pilão de Pedra, Xaxim- Grupo Reminiscências;
  • 10h - EEF Vila Diadema, Xaxim - Circo Flor;
  • 14h30 - EEB Luiz Lunardi, Vila Tigre, Xaxim. Grupo Cirandela.

A ONG SALVA

A Salva é uma organização sem fins lucrativos que desempenha um papel fundamental na promoção e proteção da cultura e da arte, contribuindo para a valorização da diversidade cultural e para a construção de sociedades mais justas e inclusivas.

Fundada em 2012, a associação trabalha em diversas áreas como patrimônio cultural, artes visuais, música, literatura, teatro e cinema, desenvolvendo ações que preservam e promovem a arte e a cultura para comunidades do interior do Estado, garantindo que ela chegue de maneira acessível para todos os públicos.

A associação também trabalha em parceria com outras instituições e organizações culturais, buscando estabelecer redes de cooperação para ampliar o alcance de suas atividades.Acompanhe mais sobre a Salva nas redes sociais.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro