Criciúma deu um importante passo em direção a um futuro inovador e sustentável. A Administração Municipal realizou a entrega de 100 carros elétricos para a frota da prefeitura, a apresentação da Fazenda Solar Nikola Tesla e o lançamento da nova marca da cidade: “Criciúma Energia que Conecta”. Os investimentos integram o programa Criciúma Sustentável, que destina mais de R$ 40 milhões para projetos voltados ao meio ambiente. A solenidade aconteceu na última semana, no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, e contou com a presença de lideranças políticas, representantes de entidades e de moradores.
“Se estamos onde estamos, devemos ao carvão, um produto puramente nacional, riqueza nossa, que tem que ser defendido. Mas, precisamos olhar para a frente. Agora, aqui no Parque dos Imigrantes, vamos aproveitar o calor do sol e transformar em energia para abastecer as 62 escolas do município. Estamos retirando da frota 110 veículos e colocando 100 carros elétricos para atender ainda melhor a população. Isso é gestão com eficiência. Estamos nos conectando com o futuro e buscando a sustentabilidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O município recebeu, além dos 100 veículos JAC e-JS1, movidos a energia de baterias recarregáveis, 75 carregadores, que serão instalados em prédios públicos localizados em diversas regiões da cidade. Os carros possuem autonomia de 280 km a 300 km e podem ser recarregados em uma tomada convencional ou usando dois tipos de carregadores: um de 7 kWh e outro de 20 kWh. O investimento da prefeitura para a aquisição dos automóveis foi de R$ 12,6 milhões. “O gasto é simplesmente significativo para o município de Criciúma. Fazendo as contas, a economia chega a ser, mais ou menos, 10 por um. Para cada R$ 10 que você gasta de combustível, vamos gastar R$ 1 com os carros elétricos”, explicou Salvaro.
O secretário-geral da prefeitura e coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira, ressaltou a importância dos investimentos em sustentabilidade, sem esquecer as origens da cidade. “Em 2018, nós estivemos aqui, onde nós estamos hoje, em um amontoado de perita de carvão, que não era possível enxergar o distrito do Rio Maina. Então, transformamos aquilo no Parque dos Imigrantes, e vamos transformar um pouco mais. Onde era uma área degradada, vamos ter uma usina fotovoltaica, gerando economia substancial. Hoje é um dia que dá para bater no peito e dizer que tenho orgulho de ser criciumense”, afirmou.
FAZENDA SOLAR NIKOLA TESLA
A Fazenda Solar Nikola Tesla está sendo construída ao lado do Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, e terá capacidade para gerar 1 MW de energia limpa, que abastecerá as 63 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. A estrutura foi desenvolvida em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O investimento é de R$ 7,1 milhões.
As obras encontram-se em fase de drenagem, terraplanagem, instalação do paver e das vigas para o cercamento da área. O próximo passo é o início da fundação do espaço dedicado a aprendizagem e educação ambiental. O local contará com um auditório para eventos, palestras, entre outros atrativos.
CRICIUMA ENERGIA QUE CONECTA
A nova marca da cidade foi construída em conjunto com o Sebrae Santa Catariana e a Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, por meio do programa Cidade Empreendedora. O place branding contou, ainda, com a parceria de 28 entidades que representam a sociedade civil organizada. O objetivo é tornar a marca de Criciúma única, traduzindo os principais valores e visão de futuro da cidade, sem perder a essência e o contexto histórico. A campanha se desdobra em quatro eixos temáticos, que abraçam diferentes áreas estratégicas dentro do branding de território, sendo elas: pessoas, inovação, experiência e oportunidades.
“A marca representa o novo momento que a cidade de Criciúma está vivendo nos últimos anos. Precisávamos trazer isso à tona. Foi através da construção dessa marca, junto com essas entidades, capitaneada especialmente com o Sebrae, que trabalhamos nessa construção. O Governo de Criciúma entrega hoje para a cidade uma marca que todas as entidades podem utilizar nos seus materiais gráficos para que possamos, juntos, ter orgulho de fazer parte dessa cidade tão vibrante, que é Criciúma”, contou o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki.
A consultora do Sebrae e diretora-executiva do Instituto de Design, Inovação e Tecnologia (IDIT) e responsável pela criação da marca, Gisella Simões, apresentou o novo slogan de Criciúma para a comunidade e reforçou a importância da identidade visual. “Place branding é um conceito usado no Brasil e no mundo para falarmos sobre posicionamento de territórios. Os líderes de territórios, nos últimos anos, têm percebido a necessidade de fazer com que as regiões tenham voz própria. Portanto, nosso desafio aqui em Criciúma, junto com mais de 200 participantes das entidades, era cocriar o que é a nossa cidade, ou seja, como Criciúma deseja ser percebida e lembrada”, enfatizou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Santa Catarina, Renato Campos Carvalho, participou da solenidade e representou todas as entidades que foram parceiras na construção da marca. “A marca Criciúma Energia que Conecta tem tudo a ver com o Sebrae e com a cidade. Temos o propósito de desenvolver cada vez mais o setor de inovação da região Sul. Para nós, é uma honra participar da história que Criciúma está construindo”, reforçou.
PROJETO CRICIÚMA SUSTENTÁVEL
O Programa Criciúma Sustentável é uma iniciativa da Administração Municipal na qual destina aproximadamente R$ 40 milhões para a execução de projetos como a aquisição de carros elétricos para a substituição da frota da prefeitura e a construção da Usina Fotovoltaica Nikola Tesla. O programa engloba, também, a compra e instalação de lâmpadas de LED em toda a rede de iluminação pública de Criciúma. Os serviços iniciaram nas últimas semanas, na travessa José Victor, no bairro Comerciário.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro