Close Menu

Busque por Palavra Chave

Atleta que vai representar o Brasil nas Olimpíadas recebe homenagem na Alesc

Bruno Collaço/Agência AL Deputado estadual Camilo Martins e a atleta palhocence Tainá Hinckel Deputado estadual Camilo Martins e a atleta palhocence Tainá Hinckel

O deputado Camilo Martins (Podemos) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de aplauso para a atleta palhocense de surfe profissional Tainá Hinckel, que vai disputar as Olimpíadas de Paris 2024. Tainá embarca nos próximos dias em busca da medalha olímpica na Polinésia Francesa, onde será disputada a modalidade.

“Para nós, de Santa Catarina e da minha querida Palhoça, é motivo de orgulho. A Tainá vai fazer muito sucesso, tenho certeza, porque treinou nas ondas mais perfeitas do Brasil, que são as ondas da Guarda do Embaú. Estamos muito felizes em fazer esse reconhecimento pela vaga conquista da olímpica”, disse o deputado Camilo Martins.

Mesmo aos 20 anos, Tainá já carrega uma série de conquistas. Aos 13 anos, foi campeã sul-americana júnior. Um ano depois, competiu pela primeira vez na Liga Mundial de Surfe, e foi aprovada na triagem de Saquarema (RJ). Em 2023, Tainá recebeu o título de campeã nacional ao vencer o Dream Tour, o circuito brasileiro de surfe, e atualmente lidera o ranking sul-americano da Liga Mundial de Surfe. Tainá foi classificada para as Olimpíadas de Paris ao vencer os Jogos Mundiais de Surfe, em Porto Rico.

“Estou muito feliz com a homenagem, por ter conquistado uma vaga tão importante, não só para a minha carreira, mas também para representar o Brasil, Santa Catarina, Palhoça, e principalmente a Guarda do Embaú, lugar onde eu nasci, cresci e aprendi a surfar. As expectativas para essa competição são as melhores possíveis”, considerou Tainá Hinckel.

Treinador e também responsável por fabricar as pranchas que Tainá usa para competir, o pai da atleta, Carlos Kxot, emocionado, lembrou dos momentos de superação de toda a família, especialmente porque Tainá passou por uma cirurgia delicada e exigiu muito treinamento para a recuperação nos últimos anos.

“Muitas vezes, vemos um atleta lá na ponta, mas não sabemos tudo que ele passou pra chegar lá. Nossa história é difícil e de superação. A Tainá teve uma contusão muito séria e muita gente duvidou da volta dela. Foram momentos muito difíceis, mas conseguimos superar da melhor forma e agora ela representa todos os brasileiros nas Olimpíadas 2024”, avaliou o pai da atleta.

Além do deputado Camilo Martins, também participaram do ato de entrega da moção de aplauso, na terça-feira 0(9), o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia; o vice-prefeito de Palhoça, Amaro Junior; o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Freibergue Nascimento; e o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Palhoça, Jeferson Batista.


Outras Notícias
Sebrae
Semasa Itajaí
Criciúma 2024
Alesc - Maio
Câmara Floripa
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro