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Deputado Altair Silva apresenta projeto de lei para proteção dos motoristas

Agência AL Projeto de lei propõe instalar rampas de escape em rodovias catarinenses para garantir mais segurança aos motoristas, buscando reduzir acidentes em declives Projeto de lei propõe instalar rampas de escape em rodovias catarinenses para garantir mais segurança aos motoristas, buscando reduzir acidentes em declives

Mais segurança aos motoristas nas estradas catarinenses. Esse é o principal objetivo do projeto de lei 98/2024, de autoria do deputado Altair Silva (PP), que prevê a instalação de rampas de escape nas rodovias do Estado. O parlamentar pediu apoio à proposta durante sessão ordinária desta semana, na Assembleia Legislativa.

“Pelas nossas estradas são transportadas a nossa gente, a produção e o agronegócio. Nosso estado tem um relevo muito acidentado, a topografia não nos favorece. Por isso, nós precisamos desse investimento, que não deve ser de elevada monta, mas que vai salvar vidas”, explica Altair.

O texto estabelece que as rodovias a serem restauradas, readequadas, construídas ou duplicadas pelo Executivo ou concessionária deverão contar com o equipamento em percursos de declive de longa extensão.

Altair Silva citou exemplos de estradas catarinenses que necessitam da implantação dessa solução, como é o caso da SC-480, que liga o município de Chapecó, no Oeste, ao Goio-ên, na divisa com o Rio Grande do Sul. Além desse, o trecho que liga Chapecó a Seara, no Meio-Oeste, também precisaria desse tipo de instrumento, pois se trata de um trajeto com muitas curvas e descidas.

Rampas de escape são caixas de concreto instaladas nas margens das vias e que podem ser preenchidas com brita, saibro ou argila expandida — similar a utilizada em jardinagem. Esses dispositivos absorvem o impacto dos veículos, reduzindo sua velocidade até a parada em segurança.

De acordo com a Arteris, empresa concessionária da autopista Litoral Sul, existem três áreas de escape no trajeto que liga as capitais Florianópolis e São Paulo. Uma delas está localizada na Serra do Cafezal, no estado paulista, enquanto as outras duas foram instaladas na Serra do Mar, entre Curitiba (PR) e Joinville (SC). Até 03 de abril deste ano, os dispositivos já foram utilizados 645 vezes, salvando 1.135 vidas.

A proposta deve ser analisada pelas comissões antes de ser votada no plenário da Alesc.


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