Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura realiza mutirão de limpeza contra a dengue em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/04/2024 11:34 - Atualizado em 12/04/2024 11:35
Prefeitura de Xaxim Mutirão está sendo realizado no bairro devido ao alto número de focos do mosquito no local Mutirão está sendo realizado no bairro devido ao alto número de focos do mosquito no local

A Prefeitura de Xaxim realiza, nesta quinta e sexta-feira (11 e 12 de abril), um mutirão de limpeza no bairro Santa Terezinha. Os moradores foram orientados com antecedência, para que limpem os quintais de suas casas e deixem os entulhos na calçada para que sejam recolhidos pelas equipes da Prefeitura.

A intenção do mutirão é eliminar focos do mosquito transmissor da dengue e conscientizar a população para que evite manter objetos que acumulem água.

O mutirão está sendo realizado no bairro devido ao alto número de focos do mosquito no local. Cerca de 90% dos focos existentes no município, estão no Santa Terezinha.

Xaxim vive uma situação de emergência por causa da dengue, com mais de 470 casos positivos. Para prevenir e tratar a doença, o Governo Municipal vem intensificando as ações e nesta semana abriu o Ambulatório da Dengue, das 7h à 1h, anexo do Pronto Atendimento.

Para atender à demanda, a Prefeitura contratou mais equipes e, assim, mantém quatro médicos atendendo simultaneamente no Pronto Atendimento e no Ambulatório.

Além disso, a Prefeitura também mantém médicos nos nove postos de saúde e repassa subsídios mensais ao hospital Frei Bruno para atendimento à população.

As agentes de endemia e de saúde seguem orientando os moradores para que evitem acumular lixo e mantenham as casas e terrenos sem objetos que acumulem água. Também estão sendo distribuídas e instaladas telas de proteção em cisternas.

O alerta é pela conscientização da comunidade. Confira alguns cuidados básicos que devem ser adotados para evitar a formação de focos do mosquito:

  • Retirar os pratinhos das plantas;
  • Manter a caixa d’água bem fechada;
  • Eliminar pneus velhos;
  • Lavar bem as vasilhas dos pets;
  • Limpar telhas e calhas para não acumular água;
  • Virar garrafas e potes vazios;
  • Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
  • Conferir o quintal em busca de água parada;
  • Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
  • Limpar a piscina e tratar com cloro.

Outras Notícias
Sebrae
Semasa Itajaí
Criciúma 2024
Alesc - Maio
Câmara Floripa
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro