Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma
Peste Suína Setembro
Beira-Mar Casan

Governador Raimundo Colombo apresenta quadro de saúde estável

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/10/2017 15:40
Colombo foi internado no sábado em razão de uma diverticulite, doença inflamatória intestinal (Foto: Divulgação/LÊ) Colombo foi internado no sábado em razão de uma diverticulite, doença inflamatória intestinal (Foto: Divulgação/LÊ)

A situação de saúde do governador Raimundo Colombo está estável, com uma boa evolução no tratamento, garantem os médicos Felipe Simão e Sérgio Marcondes Brincas, do Hospital Baía Sul, em Florianópolis. A informação foi repassada em entrevista coletiva à imprensa no final da manhã desta segunda-feira, 30. Colombo foi internado no sábado, 28, em razão de uma diverticulite, doença inflamatória intestinal.

“Ele está muito bem. As dores diminuíram significativamente, e ele apresenta sinais favoráveis. A pressão arterial está mantida, assim como a frequência cardíaca é estável. A previsão é que ele fique no hospital até a terça-feira, 31, pois este tipo patologia requer uma internação de 48h a 72h, quando não há complicações, como é o caso do governador. Então vamos cumprir o protocolo”, informou o cardiologista Felipe Simão.

O médico disse ainda que, ao chegar no hospital, Raimundo Colombo foi submetido a uma tomografia para verificar as causas da dor abdominal. Ele também fez exames de laboratórios para saber se houve comprometimento de algum outro órgão ou infecções, além de eletrocardiograma.

O diretor executivo do hospital, o cardiologista Sérgio Marcondes Brincas, explicou que diverticulite é um problema que se desenvolve ao longo da idade. Conforme ele, são bolsas que se formam ao redor do intestino e, por vezes, obstruem ou inflamam, podendo levar a uma perfuração.

“A evolução da doença em si é semelhante a de uma apendicite, a diferença é que a apendicite se trata cirurgicamente, enquanto a diverticulite se trata clinicamente, a menos que haja uma complicação mais grave, o que não é o caso do governador. Ele chegou com um processo inflamatório inicial que não necessitou de cirurgia. O governador está sendo tratado com antibióticos, restrição alimentar e repouso. A evolução dele é boa”, relatou o diretor.

As recomendações a partir de agora, segundo os médicos, são hábitos saudáveis na alimentação, exercício físico e peso adequado. “No caso do governador, nessa mudança de estilo de vida, é fundamental cuidar da alimentação, pois esses divertículos precisam de alimentação adequada para que não se contaminem e não inflamem outra vez. É preciso muito líquido e fibras. Nossa orientação para o governador é que ele fique pelo menos até o final de semana de repouso”, alertou Simão.

A participação do governador Colombo em atos oficiais está suspensa nos próximos dias. O secretariado fará a representação de Raimundo Colombo nas atividades de rotina do Governo do Estado.

A equipe médica ainda é composta pela gastroenterologista Janaína Schiavon e liderada pela médica Renata Bolan e pelo infectologista Valter Araújo.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro