Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária desenvolve programas de proteção do solo

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/04/2024 19:12 - Atualizado em 17/04/2024 19:12
Aires Mariga/Epagri Proteção do solo, no sistema de plantio direto de hortaliças Proteção do solo, no sistema de plantio direto de hortaliças

O dia 15 de abril é dedicado à comemoração do Dia Nacional da Conservação do Solo, prática fundamental para a manutenção da produtividade e a proteção do meio ambiente. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária desenvolve o Programa Terra Boa; Programa Protegendo o Solo e Cultivando Água e o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC SC.

Para acessar os programas, os produtores devem entrar em contato e fazer o cadastramento via Epagri de seu município. No Programa Terra Boa é disponibilizado o Kit Solo Saudável, visando fornecer especialmente sementes de cobertura para proteção e manutenção do solo.

O Programa Protegendo o Solo e Cultivando Água, tem por objetivo incentivar produtores rurais a implantar práticas conservacionistas e de manejo do solo. Por meio desse programa é apoiado o terraceamento e uso de plantas de cobertura de solo e para aquisição de equipamentos utilizados no manejo adequado das plantas de cobertura, como rolo faca e equipamentos de plantio direto. É disponibilizado por meio de financiamentos concedidos pelo Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), com prazo de pagamento de cinco anos, sem juros, e subvenção de 50% para os produtores que pagarem suas parcelas em dia.

Segundo secretário de estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, o compromisso se consolida de forma integrada. “Por meio dos programas e do trabalho de campo realizado pelas empresas vinculadas, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária estimula os agricultores a acessarem programas de promoção a conservação do solo. Cuidar dos nossos recursos naturais hoje é pensar em sustentabilidade, é pensar nas futuras gerações”, enfatiza.

O cuidado com o solo é fundamental para a manutenção da produtividade e a proteção do meio ambiente. Conforme o diretor de cooperativismo e desenvolvimento rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Leo Kroth, “o solo é um recurso essencial, servindo como base para a agricultura, a infiltração da água e a sustentação da vida vegetal”. No entanto, explica ele, quando não manejado adequadamente, o solo está sob constante ameaça de degradação, pela ação da erosão e contaminação.

A SAR também desenvolve o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC SC. O Plano busca tornar a agricultura catarinense mais sustentável, competitiva e adaptada às mudanças climáticas, consolidando o estado como referência em agropecuária de baixo carbono. As tecnologias ABC selecionadas têm o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de carbono.

SAIBA MAIS

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal n°7.876 de 13 de novembro de 1989. A escolha da data foi em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos.


Outras Notícias
Sebrae
Semasa Itajaí
Criciúma 2024
Alesc - Maio
Câmara Floripa
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro