Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Projeto xaxinense Odonto Bebê instrui sobre importância da higiene bucal na infância

Por: LÊ NOTÍCIAS
31/10/2017 11:53
Logo após o nascimento, os bebês já são encaminhados para o primeiro atendimento odontológico (Foto: Prefeitura de Xaxim) Logo após o nascimento, os bebês já são encaminhados para o primeiro atendimento odontológico (Foto: Prefeitura de Xaxim)

Orientar e motivar a higiene e o tratamento odontológico das crianças, desde o nascimento até os seis anos de idade, são os objetivos do Projeto Odonto Bebê, que é desenvolvido por profissionais da Secretaria de Saúde de Xaxim junto à unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Primavera. Nas segundas-feiras à tarde e às sextas-feiras pela manhã, as cirurgiãs-dentistas Caroline Bianchin e Ana Paola Orço Pegoraro atendem os pacientes e orientam seus acompanhantes.

São 16 atendimentos por semana, que incluem orientação aos responsáveis e escovação supervisionada, além de aplicação de flúor às crianças. De acordo com Caroline, durante as consultas são repassadas informações referentes ao aleitamento materno, a exemplo de sua importância e técnicas de segurança ao posicionar o bebê. Também, os acompanhantes – que preferencialmente devem ser os responsáveis pela criança, aprendem como higienizar corretamente os dentes e a boca dos pequenos.

Logo após o nascimento, os bebês já são encaminhados para o primeiro atendimento odontológico para que os pais aprendam como realizar a limpeza bucal de seus filhos após cada mamada. Além disso, eles também são orientados sobre o uso de bicos e mamadeiras e recebem um kit de higiene com dedeira de silicone para o bebê, escova dental, fio dental e creme dental.

Aos seis meses de idade, aproximadamente, com o aparecimento dos primeiros dentinhos, ocorre a segunda consulta. Em seguida, a cada três ou seis meses os responsáveis devem levar a criança para acompanhamento no consultório até os seis anos de vida. Se entre o aparecimento dos primeiros dentinhos e os seis anos de idade for diagnosticada alguma lesão de cárie, a criança é encaminhada para tratamento específico na Unidade de Saúde de referência da família.

De acordo com a secretária de Saúde, Leni Coelho Granzotto, que visitou a ESF Primavera na última semana, “a partir do ano que vem o atendimento do Projeto Odonto Bebê será realizado em todas as unidades de Saúde de Xaxim. A atividade é fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês e é animadora a perspectiva de futuros jovens e adultos mais conscientes, felizes e sadios”, destacou.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Blumenau pronta para crescer
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro