Close Menu

Busque por Palavra Chave

VISIONÁRIO

Empresário com raízes xaxinenses é o maior produtor de açaí do mundo

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/11/2017 09:02 - Atualizado em 27/07/2022 21:18
Açaí Amazonas Empresa criada por Eloy Vaccaro atualmente produz 1400 hectares de açaí irrigados, que são divididos em duas fazendas localizadas em Óbidos (PA) Empresa criada por Eloy Vaccaro atualmente produz 1400 hectares de açaí irrigados, que são divididos em duas fazendas localizadas em Óbidos (PA)

Por Vitória Schettini

Conhecido mundialmente pela sua imensa biodiversidade, sobretudo pelos biomas ricos e variados, o Brasil é admirado pelo devido as várias espécies de animais, plantas, que são exóticos e endêmicos na Amazônia. Por esse motivo, frutos como o açaí se tornam um bom negócio para empreendedores que desejam investir em negócios na área da agroindústria.

Visionário e com boas intenções, um desses empresários é Eloy Luiz Vaccaro, xanxerense com fortes vínculos com Xaxim, onde, junto com o filho Márcio Vaccaro, administram a Rafitec Soluções em Embalagens. A história começou quando o empresário, ainda em 2002, foi a Santarém (PA), em busca de sementes de milho para a empresa Agroeste, mas com uma visão eficiente e dinâmica, viu no mercado de açaí uma oportunidade para geração de empregos com uma produção mais sustentável.

Atualmente, a empresa opera em área de plantio irrigado, que anteriormente se encontrava degradada. A Açaí Amazonas exporta para a América do Sul e do Norte, Europa e Ásia, sendo que, para o futuro, Eloy revela que pretende melhorar as pesquisas em relação ao plantio da fruta, a fim de aumentar a plantação. As pesquisas, inovações e investimentos fizeram com que a Açaí Amazonas se tornasse referência na produção de polpa de açaí e o pó da fruta.

A empresa realiza ações de reflorestamento para garantir a preservação do meio ambiente, com mudas nativas de mogno, africano e acácia. “A madeira do açaizeiro não é considerada de reflorestamento, mas ela melhora o solo. Na região Norte, o fruto é uma cultura, então seja qual for a lavoura, mesmo que seja de pequeno porte, se destaca com esse tipo de planta. Os frutos são colhidos manualmente, demandando muita mão de obra. Após, o produto é recepcionado na indústria e o processo passa a ser todo automatizado”, falou ao LÊ NOTÍCIAS.

TRABALHO SOCIAL

Na área social, há a construção de uma escola de padrão MEC e a criação anual de 20 a 30 mil alevinos para repovoar rios e cultivo de frutas comunitárias. Na saúde, a Açaí Amazonas apoia e patrocina o Projeto Missões Sociais, o qual leva profissionais da saúde e assistência social à população e no lazer, promove a construção de uma sede para eventos culturais e festejos da comunidade, arborização e melhorias nas praças locais, assim como a entrega de brinquedos na Páscoa e Natal para mais de mil crianças no entorno do projeto.

Contando com 218 colaboradores, a Açaí Amazonas, a maior produtora de açaí do mundo, além de gerar empregos, exerce um trabalho social. “Nós fizemos a manutenção de uma escola para 350 alunos que não tinham água, luz e equipamentos, sendo que hoje, essas instituições estão reformadas e com computadores. Além disso, a empresa promove a construção de pontes e reformas periódicas em estradas”, relata o empresário.

A FRUTA

O açaizeiro era essencial na nutrição das populações ribeirinhas, onde tudo era aproveitado, frutas, folhas, galhos, caule, e cachos frutíferos e até o palmito durante o ano inteiro. Com a árvore, é possível produzir cobertura de casas com as folhas e as fibras da planta permitem tecer chapéus, esteiras e sacolas. Já a madeira, quando está seca, torna-se útil no combate a insetos e pragas, sendo usada na incorporação de casas e os cachos do açaizeiro servem para a fabricação de vassouras.

Endêmico principalmente na região Amazônica, mas também na Colômbia, Venezuela, Equador e Guianas, o açaí faz parte de uma lenda do povo Itaki, como uma das muitas frutas daquela região, na qual os indígenas criavam histórias a fim de explicar a origem dos frutos exóticos, como o guaraná e a pupunha.

BENEFÍCIOS DO CONSUMO

O açaí é uma fonte de nutrientes essenciais ao organismo, como carboidratos, fibras, proteínas e quantidades significativas das vitaminas C, E, B1 e B2, além de ferro, cálcio e fósforo.

Quantos aos benefícios à saúde, a fruta ajuda a prevenir o câncer devido às altas quantidades de antioxidantes chamadas antocianinas, as quais contribuem também na redução do colesterol, atua na saúde cardíaca, protegendo as veias e artérias contra a aterosclerose.

Também, o açaí auxilia na manutenção do sistema imunológico, tem uma ação anti-inflamatória e os flavonoides e antocianinas presentes em sua composição permitem que ele aja contra o envelhecimento, protegendo as células.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro