Por Vitória Schettini
Conhecido mundialmente pela sua imensa biodiversidade, sobretudo pelos biomas ricos e variados, o Brasil é admirado pelo devido as várias espécies de animais, plantas, que são exóticos e endêmicos na Amazônia. Por esse motivo, frutos como o açaí se tornam um bom negócio para empreendedores que desejam investir em negócios na área da agroindústria.
Visionário e com boas intenções, um desses empresários é Eloy Luiz Vaccaro, xanxerense com fortes vínculos com Xaxim, onde, junto com o filho Márcio Vaccaro, administram a Rafitec Soluções em Embalagens. A história começou quando o empresário, ainda em 2002, foi a Santarém (PA), em busca de sementes de milho para a empresa Agroeste, mas com uma visão eficiente e dinâmica, viu no mercado de açaí uma oportunidade para geração de empregos com uma produção mais sustentável.
Atualmente, a empresa opera em área de plantio irrigado, que anteriormente se encontrava degradada. A Açaí Amazonas exporta para a América do Sul e do Norte, Europa e Ásia, sendo que, para o futuro, Eloy revela que pretende melhorar as pesquisas em relação ao plantio da fruta, a fim de aumentar a plantação. As pesquisas, inovações e investimentos fizeram com que a Açaí Amazonas se tornasse referência na produção de polpa de açaí e o pó da fruta.
A empresa realiza ações de reflorestamento para garantir a preservação do meio ambiente, com mudas nativas de mogno, africano e acácia. “A madeira do açaizeiro não é considerada de reflorestamento, mas ela melhora o solo. Na região Norte, o fruto é uma cultura, então seja qual for a lavoura, mesmo que seja de pequeno porte, se destaca com esse tipo de planta. Os frutos são colhidos manualmente, demandando muita mão de obra. Após, o produto é recepcionado na indústria e o processo passa a ser todo automatizado”, falou ao LÊ NOTÍCIAS.
TRABALHO SOCIAL
Na área social, há a construção de uma escola de padrão MEC e a criação anual de 20 a 30 mil alevinos para repovoar rios e cultivo de frutas comunitárias. Na saúde, a Açaí Amazonas apoia e patrocina o Projeto Missões Sociais, o qual leva profissionais da saúde e assistência social à população e no lazer, promove a construção de uma sede para eventos culturais e festejos da comunidade, arborização e melhorias nas praças locais, assim como a entrega de brinquedos na Páscoa e Natal para mais de mil crianças no entorno do projeto.
Contando com 218 colaboradores, a Açaí Amazonas, a maior produtora de açaí do mundo, além de gerar empregos, exerce um trabalho social. “Nós fizemos a manutenção de uma escola para 350 alunos que não tinham água, luz e equipamentos, sendo que hoje, essas instituições estão reformadas e com computadores. Além disso, a empresa promove a construção de pontes e reformas periódicas em estradas”, relata o empresário.
A FRUTA
O açaizeiro era essencial na nutrição das populações ribeirinhas, onde tudo era aproveitado, frutas, folhas, galhos, caule, e cachos frutíferos e até o palmito durante o ano inteiro. Com a árvore, é possível produzir cobertura de casas com as folhas e as fibras da planta permitem tecer chapéus, esteiras e sacolas. Já a madeira, quando está seca, torna-se útil no combate a insetos e pragas, sendo usada na incorporação de casas e os cachos do açaizeiro servem para a fabricação de vassouras.
Endêmico principalmente na região Amazônica, mas também na Colômbia, Venezuela, Equador e Guianas, o açaí faz parte de uma lenda do povo Itaki, como uma das muitas frutas daquela região, na qual os indígenas criavam histórias a fim de explicar a origem dos frutos exóticos, como o guaraná e a pupunha.
BENEFÍCIOS DO CONSUMO
O açaí é uma fonte de nutrientes essenciais ao organismo, como carboidratos, fibras, proteínas e quantidades significativas das vitaminas C, E, B1 e B2, além de ferro, cálcio e fósforo.
Quantos aos benefícios à saúde, a fruta ajuda a prevenir o câncer devido às altas quantidades de antioxidantes chamadas antocianinas, as quais contribuem também na redução do colesterol, atua na saúde cardíaca, protegendo as veias e artérias contra a aterosclerose.
Também, o açaí auxilia na manutenção do sistema imunológico, tem uma ação anti-inflamatória e os flavonoides e antocianinas presentes em sua composição permitem que ele aja contra o envelhecimento, protegendo as células.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro