Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto Sesc Saúde Mulher realiza 222 exames na primeira semana em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/11/2017 17:47
222 atendimentos foram realizados na primeira semana (Foto: Prefeitura de Xaxim) 222 atendimentos foram realizados na primeira semana (Foto: Prefeitura de Xaxim)

A primeira semana de atividades do Sesc Saúde Mulher, na Praça Frei Bruno de Xaxim, apresentou saldo positivo. De terça-feira (31), quando os atendimentos iniciaram, até sexta-feira (03) foram realizados 123 exames de mamografia, 99 exames de Papanicolau e atendimentos de educação e saúde para o 5º ano da Escola Básica Municipal Cecília Meireles. Na ocasião, os alunos receberam informações relacionadas a métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e outras orientações pertinentes a essa fase da vida.

Conforme a enfermeira e responsável pelas ações de educação e saúde do Sesc, Eliani Mortari, os atendimentos estão seguindo dentro do esperado. “Tivemos poucas faltas até agora. Sentimos que as mulheres entenderam a importância de aproveitar esse convênio firmado entre a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Sesc. Até o dia 1º de dezembro, a estimativa é que sejam realizados 727 exames mamografia digital e 727 citopatológicos, além de 2.000 atendimentos em educação em saúde”, destacou.

De segunda a sexta-feira, a Unidade Móvel atende mulheres como a dona Maria Aparecida Knoll, de 54 anos, que se inscreveu na Unidade de Saúde do Bairro Santa Terezinha. “Aproveitei para fazer o preventivo e também a mamografia. É fundamental tirar alguns minutos no ano para fazer os exames e cuidar da nossa saúde, ainda mais por ter casos de câncer de mama na família”, salientou.

Durante o período em que a Unidade Móvel permanecer no município, serão realizados exames de mamografia e de Papanicolau – que já foram pré-agendados, além de ações educativas com as mulheres que vão até a Unidade Móvel, nas escolas, com gestantes, agentes comunitários, entre outros públicos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro