Lê Notícias - Política - Saretta pede inclusão de testes de meningite...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Saretta pede inclusão de testes de meningite nos protocolos de Saúde de SC

Giovanni Kalabaide/Agência AL Deputado solicitou urgência na inclusão de testes de meningite nos protocolos de saúde de SC devido a casos trágicos e à similaridade de sintomas com a dengue Deputado solicitou urgência na inclusão de testes de meningite nos protocolos de saúde de SC devido a casos trágicos e à similaridade de sintomas com a dengue

O deputado Neodi Saretta fez um apelo urgente para que os testes de meningite sejam incorporados aos protocolos dos hospitais públicos de Santa Catarina. O pedido foi encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde. No documento ele alerta para a semelhança entre os sintomas da dengue e da meningite, enfatizando casos que levaram a consequências trágicas.

"A dengue e as doenças respiratórias assolam nosso estado. Simultaneamente a isso tem a meningite, onde os sintomas iniciais são semelhantes, o que representa desafios adicionais para nossa saúde pública", observou Saretta.

De acordo com o deputado, um homem de Florianópolis procurou assistência médica com febre alta, apenas para ser hospitalizado no dia seguinte com um caso grave de meningite. Infelizmente, ele não sobreviveu. "Isso demonstra a necessidade urgente de uma mudança de paradigma em nossos protocolos de saúde", enfatizou Saretta.

Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, de janeiro a abril de 2024 foram confirmados 181 casos de meningite, resultando em 17 óbitos. Os casos foram relatados em 57 municípios em todas as regiões de saúde, com uma concentração maior na região costeira, especialmente em Joinville, Itajaí, Florianópolis e Criciúma.

"Devemos agir agora para evitar mais tragédias evitáveis. Não podemos permitir que sintomas semelhantes coloque em risco vidas preciosas", concluiu Saretta.


Outras Notícias
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro