Close Menu

Busque por Palavra Chave

Transparência Criciúma

'Nós queremos agradecer a Alfa pelo empreendimento construído para Xaxim', ressalta Lírio Dagort

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/11/2017 11:43 - Atualizado em 08/11/2017 11:53
Lírio Dagort retornou aos trabalhos nesta semana e concedeu entrevista exclusiva ao LÊ NOTÍCIAS (Foto: Meriana Peri) Lírio Dagort retornou aos trabalhos nesta semana e concedeu entrevista exclusiva ao LÊ NOTÍCIAS (Foto: Meriana Peri)

O prefeito de Xaxim Lírio Dagort, que retornou aos trabalhos nesta semana após 30 dias distante do gabinete, concedeu entrevista exclusiva ao LÊ NOTÍCIAS e falou sobre o elo com o vice Adriano, do investimento da Cooperalfa e dos trabalhos que serão realizados em 2018.


LÊ NOTÍCIAS: Retornando ao gabinete nesta semana, qual foi o diagnóstico tirado dos trabalhos realizados nestes 30 dias?

Lírio Dagort: Sinceramente, eu estou muito lisonjeado e feliz por estar de volta, retornar ao trabalho e dizer que a nossa equipe de governo é feita de águias. Eu saí com a maior tranquilidade do mundo e em nenhum momento o Adriano me ligou para pedir a, b ou c, porque eu também confio no trabalho dele e voltei com muitas surpresas agradáveis, pois muito trabalho foi feito, superando as expectativas. Nós trabalhamos com um objetivo comum, que é cuidar das pessoas, melhorar a qualidade de vida do povo, atender bem a nossa população, nossos empresários, zelando o dinheiro público. Eu e Adriano estamos como prefeito e vice-prefeito para mostrarmos que é possível, com honestidade, transparência, que podemos fazer um trabalho sério e digno como nós nos comprometemos.

LÊ: Há anos Xaxim não tinha um vice tão atuante como o Adriano...

Lírio: Essa foi umas das surpresas mais agradáveis da minha vida, porque realmente o Adriano é uma pessoa que caiu do céu, um empresário bem-sucedido, que tirou o tempo de sua empresa para prestigiar Xaxim, fazer as coisas acontecerem. Então hoje estamos vendo um homem público de fato, de direito, de verdade, que participa, que tem conhecimento, fazendo com que nos surpreendemos a cada dia que passa.

LÊ: Hoje será escolhido o Empresário do Ano de Xaxim. Qual relevância deste reconhecimento?

Lírio: Primeiramente gostaria de parabenizar a Aciax pela iniciativa e dizer que é este reconhecimento é de grande valia para a economia municipal. O nosso empresário é responsável, gera empregos e paga os impostos em dia, dando retorno aos cofres públicos para que possamos devolver à população o que é de direito social. O Empresário do Ano vai ser uma pessoa que trabalha com força total, buscando e gerando emprego, criando renda e fortalecendo Xaxim. Desde já quero parabenizar o futuro empresário que será anunciado nesta noite.

LÊ: A Cooperalfa inaugura amanhã um dos maiores empreendimentos da história municipal. Isso demonstra a força econômica e o crescimento de Xaxim?

Lírio: Nós queremos agradecer a Alfa pelo empreendimento e pela coragem de fazer um investimento tão grande em Xaxim, que já merecia isso, pois a história da Alfa começou aqui, com laços que vem de muitos e muitos anos. As pessoas mais de idade já conhecem, então tudo começou com a nossa Cooperativa Xaxiense, que tínhamos aqui antigamente, então houve uma fusão e hoje se tornou essa potência. Quero parabenizar o Romeo Bet, toda sua equipe que trabalha incessantemente com seus associados, e por isso tenho certeza que Xaxim vai dar um salto extraordinário. Para o município é mais uma oportunidade que as pessoas têm como poder escolher o local de suas compras e poder economizar cada vez mais, pois a concorrência é excelente e salutar, onde todos ganham, sendo que a população vai ganhar ainda mais. Muitos inclusive vão deixar de sair do município e realizar as comprar por aqui mesmo.

LÊ: O que está sendo preparado para o Natal de Xaxim?

Lírio: Nós vamos colocar novamente a luz e a esperança no Natal de Xaxim, dando à nossa comunidade o que não era feito há muitos anos. Estamos melhorando a nossa praça em todos os aspectos e no dia 24 será a abertura do Natal, com diversos shows, sendo que todos os finais de semana serão marcados por eventos. Então é mais uma oportunidade que o Poder Público tem, junto à CDL, de estar fazendo este belo trabalho, embelezando este fim de ano para dar mais alegria, paz e harmonia, porque as pessoas merecem um feliz e abençoado Natal e Ano Novo.

LÊ: Quais são as expectativas financeiras da Prefeitura de Xaxim para 2018?

Lírio: Estamos com muitas expectativas para o ano que vem, porque nesse ano as coisas foram muito complicadas, assumimos um município com mais de 24 milhões de dívidas. Muitas coisas foram pagas, quase oito milhões de reais, então isso nos descapitalizou muito. Temos o dinheiro guardado já para pagar o décimo terceiro salário nos funcionários. Estamos em dia com todos os nossos fornecedores, então isso nos dá uma pequena tranquilidade quando muitas pessoas dizem que não demos aumento para os funcionários, mas infelizmente a lei não nos permite, pois estamos além do limite prudencial, devido ao ano passado, quando a folha estava acima de 56%. Mas no ano que vem, olharemos com bons olhos para atender o anseio da nossa cidade, da nossa equipe de colaboradores, por isso já vamos dar uma gratificação de R$ 200,00 para os funcionários, que vai ser pago em dezembro e foi mandado à Câmara de Vereadores para aprovação. É humilde, mas é de coração e com certeza vai auxiliar algumas pessoas que trabalharam conosco, nos ajudando, para que nós pudéssemos fazer a nossa parte. Quero aproveitar e agradecer à nossa equipe de governo, a todos os colaboradores que vestem a camisa e que fazem por merecer, com honra e dignidade. Isso que é o mais importante.

LÊ: Em fevereiro teremos mais uma festa de aniversário do município. Como andam os trabalhos?

Lírio: Estamos programando já uma feira de gado de leite para o aniversário do município e também a inauguração da nova delegacia, que vai ser uma vitória muito grande para Xaxim após muitos anos de luta. Atualmente estamos pagando aluguel e estaremos com um complexo maravilhoso, o melhor de Santa Catarina, com a Polícia Civil e Militar juntas, melhorando a Segurança Pública municipal. Então, as coisas estão melhorando e juntos nós temos que atender a população, com mais clareza, transparência e agilidade.

LÊ: Teremos novas obras em 2018?

Lírio: No ano que vem, estamos com o projeto para a construção de creches novas, sendo uma delas modelo para Xaxim. Além disso, temos a intenção de construir um colégio novo para o Santa Terezinha, dando atenção àquela comunidade, que realmente merece. Hoje a estrutura precisa de melhorias, por isso vamos buscar a construção de um novo local, melhorando a qualidade de ensino das crianças e jovens.

Outras Notícias
Transparência Criciúma 2
Anúncio Radial 2
Palhoça Parques
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro