Close Menu

Busque por Palavra Chave

SUSTENTABILIDADE

Grêmio Estudantil do EEB Neusa Massolini lança projeto de reciclagem de óleo de cozinha

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/11/2017 14:13 - Atualizado em 08/11/2017 14:18
Palestrante Loiva Batistella salientou aos estudantes sobre a importância da reciclagem (Foto: Vitória Schettini/LÊ) Palestrante Loiva Batistella salientou aos estudantes sobre a importância da reciclagem (Foto: Vitória Schettini/LÊ)

Por Vitória Schettini

Atualmente, em virtude da cultura do capitalismo e consumismo exacerbado, o meio ambiente passa a ser esquecido, sendo assolado com os problemas causados pelos seres humanos, como poluição das águas e do ar, acúmulo de lixo, desmatamento e a extinção de espécies animais e vegetais. Diante dos grandes desafios enfrentados hoje, os que mais difíceis é a conscientização da população, objetivando resguardar os recursos naturais para as próximas gerações.

Nesse sentido, há a imensa importância da reciclagem, que além de preservar os ecossistemas, garante uma fonte de renda para pessoas que trabalham nesse ramo. Pensando nisso, o Grêmio Estudantil da Escola de Educação Básica Neusa Massolini, junto à Direção e Coordenação Pedagógica, lançaram o Projeto Reciclar – Um Novo Destino ao Óleo, que visa reutilizar óleo de cozinha usado para a produção de sabão caseiro.

Na manhã desta terça-feira (07), após uma palestra realizada por Loiva Batistella, extensionista da EPAGRI, que mostrou aos alunos, através de uma forma expositiva, as adversidades que assolam o meio ambiente e prejudicam as futuras gerações. Após a palestra, que reuniu dezenas de estudantes, Loiva ensinou aos alunos a receita fornecida pela EPAGRI para a confecção de sabão caseiro, o qual recicla o líquido e não polui as águas.

A presidente do Grêmio Estudantil da escola, a aluna Diandra Casaril, conta da importância do projeto, que pretende dar o exemplo aos demais estudantes da instituição. “Nós adotamos esse projeto com o objetivo de sustentabilidade, para reciclar, reutilizar e reduzir, economizando os recursos naturais. Dessa forma, criando uma relação harmoniosa com o meio ambiente, evitando a poluição de rios e oceanos, diminuir a quantidade de lixo produzido e promover inclusão social, e assim, proporcionando atividades empreendedoras”, completa Diandra.

O projeto foi divulgado em todas as turmas da EEB Neusa Massolini, através de um folder que explica como funciona a coleta do óleo e a transformação em sabão. Além disso, a estudante Diandra destaca que uma quantidade de óleo já foi coletada em alguns pontos do comércio xaxinense e em algumas parcerias. “No início, vamos produzir sabão líquido para a limpeza da escola, mas posteriormente, estamos nos planejando para a produção também em barra”, salienta.

Além do lançamento do Projeto Reciclar – Um Novo Destino ao Óleo, no mês de dezembro haverá uma feira de ciências, na qual serão confeccionados vários tipos de sabão, e assim, a sociedade xaxinense também poderá conhecer a bela iniciativa do Grêmio Estudantil, que promove boas ações focadas na sustentabilidade.

COMO LEVAR

Para a confecção do sabão, óleo que se utiliza é o usado. Dessa forma, as pessoas que desejam doar o óleo devem esperar que ele esfrie, em seguida armazená-lo em garrafas e pet e entregá-las na Escola Neusa Massolini.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro