Lê Notícias - Região - Agência japonesa JICA avalia projetos de...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Agência japonesa JICA avalia projetos de prevenção a desastres para SC

Airton Fernandes/Ascom SDC Representantes de Santa Catarina e da Agência de Cooperação Internacional do Japão discutem ações de mitigação de desastres e possíveis parcerias futuras Representantes de Santa Catarina e da Agência de Cooperação Internacional do Japão discutem ações de mitigação de desastres e possíveis parcerias futuras

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), coronel BM Fabiano de Souza, o secretário da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Edgard Usuy, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), juntamente com equipe técnica, se reuniram nesta terça-feira (28), com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para discutir ações de mitigação e prevenção aos desastres.

“Estamos iniciando conversas sobre possíveis estudos e parcerias futuras para novas obras mapeadas pelo Governo de Santa Catarina. A visita da JICA é o primeiro passo para outras obras de mitigação no estado”, disse Ana Colombo, diretora de obras e projetos especiais da SDC.

Por parte da JICA estiveram presentes Kumiko Takemori, vice-diretora do Departamento da América Latina da JICA Matriz, Issei Aoki, representante sênior do escritório da JICA em Brasília, e Caroline Tomo, coordenadora de projetos do escritório da JICA em Brasília.

O objetivo da JICA também é acompanhar a execução do Plano de Gestão de Riscos da Bacia do Rio Itajaí, além de estreitar laços de parceria entre as instituições. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), localizado na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, em Florianópolis.

“Com o retorno da JICA a Santa Catarina, a intenção é que novos estudos e medidas de proteção sejam implementadas. Com isso, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil busca sempre estar um passo à frente no quesito segurança da população catarinense, melhorando cada vez mais a mitigação, principalmente nas regiões que são mais afetadas, como o Vale do Itajaí”, enfatizou o secretário de Estado, coronel BM Fabiano de Souza.

A agenda de visitas e reuniões da JICA começou na segunda-feira, 27 de maio. Os representantes da JICA visitaram a Foz da Bacia do Rio Itajaí, bem como os municípios de Itajaí e Navegantes, que têm previsão de obras baseadas no estudo da agência japonesa. A agenda incluiu ainda uma visita à Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí e ao Porto de Itajaí, onde puderam conhecer os locais onde serão feitas as obras incluídas no programa de governo estadual Proteção Levada a Sério.

SOBRE A JICA

A JICA é uma Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento socioeconômico dos países. A Companhia atua em mais de 150 países.

Com estratégias e estudos, a JICA atua em Santa Catarina há mais de 10 anos, enviando peritos japoneses para auxiliar os pesquisadores catarinenses com estudos em diversas áreas.


Outras Notícias
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro