Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Xaxim organiza Mutirão de Orientação e Combate à Dengue na sexta-feira

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/11/2017 10:56 - Atualizado em 14/11/2017 11:00
Coletiva serviu para repassar dados à comunidade por meio dos profissionais do jornalismo local (Foto: Prefeitura de Xaxim) Coletiva serviu para repassar dados à comunidade por meio dos profissionais do jornalismo local (Foto: Prefeitura de Xaxim)

Engajar servidores municipais, clubes de serviços, profissionais da imprensa e comunidade em geral a participar do Mutirão de Orientação e Combate à Dengue, que irá ocorrer nesta sexta-feira (17), em Xaxim, foi o intuito da coletiva de imprensa que aconteceu no Gabinete Municipal na tarde de ontem (13). Para orientar as famílias, empresariado e comércio xaxinense sobre os cuidados para prevenir os focos do mosquito Aedes Aegypti, o Governo de Xaxim por meio da Secretaria Municipal de Saúde destacou a importância dos veículos de comunicação e a eles expôs o cronograma e objetivos da ação.

O prefeito Lírio Dagort recepcionou o grupo de trabalho, que na oportunidade foi representado pela secretária de Saúde, Leni Coelho Granzotto, pelo secretário Municipal de Administração, Geverson Giacomelli, pela coordenadora das Agentes de Endemia, Elizete de Souza, pela supervisora do Programa da Dengue, Neivalda Giachini, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Agenor Junior Maier, pela presidente do Lions Clube de Xaxim, Ana Claudia Tremea, e pelo Vereador Alcir Cassaniga, além de representantes de veículos de imprensa.

De acordo com a secretária Leni, “o ponto de encontro antes do Mutirão, que iniciará às 7h da manhã desta sexta-feira (17), será nas unidades de saúde. Além das agentes de endemias, esperamos a participação da comunidade, por isso contamos com a compreensão do empresariado e comércio local para que disponibilize representantes para integrarem-se à ação. Por outro lado, pedimos para que as famílias colaborem recepcionando o grupo de trabalho, prestando atenção nas orientações e seguindo as instruções para termos um município livre de Dengue”, salientou. Ainda de acordo com a Secretária, “o trabalho acontece o ano todo, mas com a aproximação do verão ele precisa ser intensificado, assim é fundamental que cada morador seja o fiscal de sua residência, rua e bairro”, destacou.

Para o secretário Geverson, “é necessária uma força-tarefa para percorrer o município. Por isso, é imprescindível a união das escolas, das famílias, servidores, clubes de serviço e dos Poderes Executivo e Legislativo para que a informação seja replicada e a comunidade se conscientize a não deixar água parada e lixo acumulado a céu aberto”. A orientação foi compartilhada pela Coordenadora Elizete, que expôs que “a união de todos fará a diferença. Já temos 416 focos do mosquito confirmados, mas até agora nenhum doente de Dengue. Por isso, há tempo para prevenir uma epidemia municipal e colaborar para o bem de todos. É importante frisar que a ação não se destina ao recolhimento de lixo, que neste dia será feito como nos demais, mas à orientação da comunidade”, salientou.

O prefeito Lírio agradeceu a todos os presentes pela colaboração em mais uma iniciativa em prol de todos os munícipes. De acordo com Lírio, “cuidar das pessoas é uma responsabilidade e está ao alcance de todos, basta que cada xaxinense contribua. Os cuidados são simples, tudo está ao alcance das nossas famílias, mas é precisa agir rápido. Nós não mediremos esforços para garantir um final e início de ano tranquilo para nossos munícipes e para isso precisamos da contribuição de todos no Mutirão desta semana e também durante todo o ano”, destacou.

Conforme o presidente Agenor Junior, “a necessidade agora é por voluntários que compareçam na manhã desta sexta-feira às unidades de saúde e sigam conosco em caminhada para orientar nossa comunidade. Temos a Lei Municipal nº 3855 de 06 de junho de 2013 que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção da limpeza de terrenos urbanos no município de Xaxim, mas ela garante um prazo muito longo para o proprietário realizar esse trabalho. Por isso, deveremos votar amanhã o Projeto de Lei nº 12/2017, que reduz bruscamente o tempo para 72 horas para que os locais sejam limpos e fiquem livres de focos do mosquito. Outro ponto positivo, além da agilidade que, se aprovada, a alteração da Lei trará ao município, é que as próprias agentes de endemias poderão notificar os proprietários para fazer a limpeza. A ideia é que isso não seja necessário, pois buscamos a conscientização, mas essa é mais uma segurança que teremos em benefício de todos”, finalizou.

Ainda durante a reunião, ficou estabelecido que em caso de chuva o Mutirão de Orientação e Combate à Dengue será transferido para a próxima quarta-feira (22). O grupo de trabalho deverá se reunir novamente nesta próxima quinta-feira (16), às 13h30, no auditório das Secretarias (antiga Unochapecó). Além disso, vale salientar que durante o Mutirão não haverá atendimento nas unidades de saúde, pois os profissionais estarão mobilizados na ação, e que a procura por atendimento médico deverá ser feita no Hospital Frei Bruno.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro