Close Menu

Busque por Palavra Chave

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

EEB Gomes Carneiro é a única escola da ADR de Xanxerê que terá ensino médio integral

Por: LÊ NOTÍCIAS
20/11/2017 11:34
Escola terá material produzido e elaborado pelo Instituto Ayrton Senna (Foto: Arquivo/LÊ) Escola terá material produzido e elaborado pelo Instituto Ayrton Senna (Foto: Arquivo/LÊ)

Por Vitória Schettini

Que a educação apenas agrega aos seres humanos, isso todos já sabem. A questão é como fazer isso de forma efetiva e que seja aproveitada da melhor forma possível? O conhecimento torna os indivíduos mais críticos, dá uma visão melhor de mundo e oferece melhores posições no mercado de trabalho. Nesse sentido, a partir de 2018, a Escola Estadual Básica Gomes Carneiro terá uma nova proposta para o ensino médio, o ensino médio integral, junto com 15 escolas em Santa Catarina.

O colégio, que será o único da região de Xanxerê que terá a novidade, funcionará com a nova proposta a partir do ano que vem. O LÊ NOTÍCIAS conversou com o diretor Moacir Nalin, que contou sobre as novas ferramentas, as quais objetivam melhorar ainda mais o ensino. De acordo com ele, o ensino médio integral é uma forma de trabalhar a integralidade com os estudantes, melhorando seu lado pessoal, emocional, cognitivo e empreendedor. “Nós teremos o núcleo comum, que são as disciplinas curriculares, os idiomas inglês e espanhol e os componentes do núcleo articulador, ou seja, outras disciplinas trabalhadas em forma de projeto, o Projeto de Vida, o Projeto de Pesquisa, Projeto de Implementação, o Projeto de Estudos Orientados e ainda um outro eixo, que é cultura, tecnologia e informática”, ressalta.

O novo ensino médio terá o material produzido e elaborado pelo Instituto Ayrton Senna, onde cada matéria será entrelaçada com o estudo orientado e com o Projeto de Vida. Além disso, para o desempenho nas aulas, o Instituto vai disponibilizar um técnico pedagógico, a fim de trabalhar o material em sala de aula, nas três turmas previstas. Também, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê vai oferecer um educador para a organização metodológica, junto à coordenação do Gomes Carneiro.

Para Nalin, o atual ensino médio não garante resultados satisfatórios para o estudante, já que estatísticas mostram que a maioria dos alunos que saem do ensino médio e ingressam nas universidades, desistem no primeiro ou segundo ano da graduação. “Trabalhando integralmente, nós estamos partindo de 800h por ano por turma, para 1400 horas por ano de ensino. Quando os estudantes começarem na primeira série, eles vão focando no seu estudo, dentro daquilo que eles acreditam é o que eles querem, então vão saber antes de ingressarem no ensino superior. Ainda, nós teremos o Projeto de Vida, o qual vai ser feito semestralmente e o Projeto de Pesquisa. Hoje, eles são criados apenas nas universidades, contudo a partir do ano que vem, teremos no novo ensino médio também”, revela ao LÊ NOTÍCIAS.

Nas palavras do diretor da Escola Gomes Carneiro, os alunos vão poder pesquisar já no 1o ano do ensino médio, conforme o gosto deles com cada disciplina. Não será algo imposto aos alunos, mas sim escolhido por eles. No segundo semestre o ano, os estudantes vão desenvolver o projeto de implementação, aplicando as diretrizes da pesquisa e das orientações do professor. Isso proporcionará o amadurecimento do jovem, o qual vai perceber se seu projeto é possível de colocar em prática ou não, no seu bairro, comunidade, município, e ainda, em empresas parceiras.

O estudo orientado, também proposto no novo ensino médio, focará nos conteúdos que o aluno teve em sala de aula, no entanto, nos que apresentou dificuldades de aprendizagem. Assim, poderá aprender mais e tirar dúvidas com os educadores, individualmente. “Os alunos entram às 7h45 e saem às 17h30, permanecendo inclusive na hora do almoço na escola. Hoje, nós já temos 109 vagas reservadas para 2018, entretanto estamos pensando na possibilidade de abrirmos uma nova turma. Até 2020, a proposta é que todo o ensino médio da Escola Gomes Carneiro funcione integralmente”, finaliza Moacir Nalin.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro