Close Menu

Busque por Palavra Chave

O novo tempo de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/11/2017 11:13

Já foi falado, e tenta-se resgatar novamente neste LÊ NOTÍCIAS, que é preciso ter ousadia, determinação e convicção no que é preciso fazer para traduzir Xaxim na palavra desenvolvimento. A municipalidade tem dificuldade de entender seu papel e importância aos desafios que precisa vencer para o futuro.

Na verdade, entra e saem administrações e as pessoas continuam divididas em interesses e ações que nunca dão resultado para ninguém. A cidade e o interior, duas células diferentes, são dois municípios em um. Difícil assim. A linguagem é uma e as ações são outras. Por quê?

Devido às manobras feitas no passado que dividiu as pessoas, tirou a responsabilidade de um e de outro. Uma coisa, afirmavam, é o interior, lugar que abriga a produtividade e as pessoas que se conhecem desde a fundação da municipalidade e, outra, é o centro, lugar de concentração do comércio e da juventude. Esta separação obscena é a grande causadora de males para toda a comunidade xaxinense.

O medo de ser perseguido por aquele grupo que assume a prefeitura, faz do interior um outro lugar. Cada comunidade, às vezes, vota em massa apenas para um candidato a prefeito. Se acertar, ótimo, será recompensada com estradas e atenção da Secretaria da Infraestrutura. Se errar, vencendo outro candidato, estão condenados, esquecidos, como se fosse um filão de pessoas que não se pode dar nenhum ouvido.

Xaxim cresceu em tamanho, não em sabedoria. Sabe que isso, como foi decifrado acima, ocorre sempre em todas as eleições e, mesmo assim, continuam agindo da mesma maneira. O que será que faz com que esta ideologia ultrapassada se mantenha em todas as gerações que ocorre na vida da sociedade? Medo.

O medo paira sobre o povo devido às consequências que marcam todas as eleições. Este fica bem, aquele fica contra e, o oportunista, navegando nos dois barcos, vê qual é o melhor para ele. Isso dificulta a vida municipal porque o interesse está acima de todos os benefícios coletivos.

Se não mudar os conceitos, não decifrar quais são as melhores direções a serem tomadas, Xaxim vai continuar sendo uma cidade com 30 mil habitantes e personalidade como comunidades de 3 mil pessoas. Isso arrebenta o desenvolvimento. Por isso que, sempre foi assim, Xaxim vai ser nada perante Xanxerê que, um pouco maior, tem tudo. Isso é pensar para frente?


Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Prefeitura de Palhoça - IPTU
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro