As vendas do comércio catarinense no Dia dos Pais de 2024 foram marcadas por recorde histórico no setor. A conquista é fruto de índices elevados de emprego e renda em Santa Catarina, que estimulam o aquecimento da economia, maior faturamento das lojas e fomento à produção.
Em 2024, o Dia dos Pais no estado registrou um ticket médio, que representa o valor médio gasto por cliente em cada compra, de R$ 399, o maior da série histórica.
Segundo a Fecomércio/SC, entidade que compilou os dados, o aumento foi de 22% em relação a 2023 (R$ 328), ano que detinha o recorde até então. O resultado demonstra o alto poder de compra do catarinense.
“O governo de Santa Catarina tem dado prioridade para atração de investimentos e geração de emprego e renda, essa é uma determinação do governador Jorginho Mello. O recorde nas vendas de Dia dos Pais indica que esse trabalho tem dado resultado, mantendo a nossa economia aquecida e estimulando novos negócios”, disse o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.
A pesquisa apontou os principais itens comprados pelos consumidores. A lista tem artigos para a casa, como móveis, mesas e tapetes, jóias e relógios, eletroeletrônicos, artigos automotivos, vestuário, calçados e perfumes, entre outros presentes. O setor registrou bom volume de vendas tanto em lojas físicas como pela internet. De acordo com a Fecomércio/SC, o faturamento global cresceu 5,5% neste ano.
A entidade também mediu a contratação de funcionários temporários. Historicamente, o Dia dos Pais não tem grande volume de contratações e o panorama não se alterou neste ano de 2024. “Apesar desse cenário, o mercado de trabalho catarinense permanece aquecido. No primeiro semestre deste ano, o comércio no estado gerou 6,5 mil vagas de emprego, o que pode justificar a menor necessidade de contratações temporárias, já que muitas empresas podem estar aproveitando a força de trabalho existente para suprir a demanda sazonal”, diz o relatório da Federação.
A pesquisa apontou ainda que o empresário do comércio em Santa Catarina apostou em mais ações de divulgação pelas redes sociais, além do foco na qualidade do atendimento e estratégias de preço e promoções para atrair os clientes. “O catarinense tem uma vocação empreendedora muito forte. Isso se reflete na menor taxa de desemprego do país, na geração de emprego e renda e no fomento a novos negócios. Os números mostram que o estado está crescendo em ritmo forte”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck.
EVOLUÇÃO DO TICKET MÉDIO EM SC - DIA DOS PAIS
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