Representada pelo presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, e pelo reitor, professor Claudio Jacoski, a Unochapecó esteve participando de uma comitiva organizada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) à Finlândia e Suécia.
A missão internacional, que se iniciou no dia 23 de agosto, teve como objetivo identificar e estabelecer parcerias estratégicas com Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa nesses países, visando aprimorar a qualidade do ensino e da pesquisa nas Instituições associadas à Acafe.
Essa missão marca a terceira incursão internacional da Acafe, que busca construir parcerias globais que possam trazer melhorias contínuas para as Instituições de Ensino Superior em Santa Catarina.
A delegação buscará novas práticas educativas, tecnologias e metodologias que possam ser adaptadas e implementadas no Brasil, beneficiando as Universidades Comunitárias Catarinenses e seus estudantes. O reitor da Unochapecó frisa que conhecer a realidade destes países é de suma importância, pois, por muito tempo, foram destaques como a melhor educação mundial.
Participam da delegação o presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, o reitor da Uno, professor Claudio Jacoski, reitores das Universidades da Acafe e Secretários do estado de Santa Catarina.
"Então, conhecer a realidade, se aproximar, fazer relação com as Instituições, com os órgãos governamentais, com o consulado brasileiro nos dois países que serão visitados e também com a área do Ministério da Educação desses países, vai propiciar que a gente possa, no futuro, criar mecanismos de interação com esses ecossistemas de educação que também vêm sendo gestionados. Então é com esse foco, com esse olhar, que estamos representando a Unochapecó e querendo trazer uma série de novidades e temas importantes que vão balizar as recentes mudanças que a gente vem operando em um nível de melhoria da educação do Oeste catarinense", pontua.
ROTEIRO
Durante treze dias, a comitiva catarinense participou de encontros estratégicos com universidades e centros de inovação, onde foram discutidas possibilidades de cooperação acadêmica, intercâmbio de estudantes e professores, além da adoção de práticas inovadoras que possam elevar a qualidade do ensino no estado.
Na primeira visita (26), a delegação esteve na Finlândia e visitou a Agência Nacional Finlandesa de Educação (EDUFI). Em seguida, foram guiados à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Helsinque e finalizaram o dia em um encontro na Embaixada do Brasil em Helsinque e no Instituto Guimarães Rosa.
No dia 27, o encontro foi no Centro Finlandês de Avaliação Educacional, seguido por uma reunião no Ministério da Educação e Cultura da Finlândia e finalizando em uma visita à Escola Normal de Helsinque (Helsinki Normal Lyceum).
Os próximos dias seguiram o roteiro em Turku e Tampere, com visitas a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Escola Kathedralskolan i Åbo, Universidade de Turku, Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia, Business Tampere e a Universidade de Tampere.
A partir do dia 02 de setembro, a missão foi na Suécia, em Estocolmo, e iniciou com uma visita técnica no Spotify, seguindo ao Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTC). Também foram visitados a Escola Norra Real, Escola de Economia de Estocolmo e a Embaixada Brasileira, em Estocolmo.
Esta missão faz parte de um esforço contínuo da Acafe para internacionalizar as universidades catarinenses, ampliar o acesso a novos conhecimentos e fortalecer a presença das instituições de Santa Catarina no cenário global.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro