Contando com a participação da Prefeitura Municipal de Urubici, do Ministério Público, da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Polícia Militar Rodoviária (PMRv), entidades do setor de turismo, bem como de representantes das comunidades do município, ocorreu, na tarde de ontem (09), a reunião que redefiniu os termos do fechamento temporário da SC-110 na altura do km 380, onde fica localizada a Serra do Avencal.
Giorgio Henrique Duarte, representando a Secretaria de Estado da Infraestrutura, enumerou os motivos da necessidade da interdição da rodovia, assim como da impossibilidade de implementação da política de "Pare e siga" e da mudança dos turnos da obra por questões de segurança, assim como o prazo da obra, em se tratando de contrato emergencial.
Foi definido que a obra será realizada de segunda-feira a quinta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 18h, e nas sextas-feiras das 7h30 às 12h, permitindo o livre acesso dos turistas nos finais de semana, quando há o maior fluxo de veículos no local.
A prefeita, Mariza Costa, em ajuste realizado com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, esclareceu e assegurou que as Unidades Básicas de Saúde e o Sam estarão disponíveis nos intervalos da interdição e que se dispõe a firmar parceria com os municípios de Bom Jardim da Serra e de São Joaquim para o atendimento de eventuais casos de saúde emergenciais, a ser devidamente regularizada e autorizada documentalmente, confirmando que os citados municípios já se dispuseram à colaboração.
No tocante à Educação, a secretária da pasta, Rosilene Abreu, informou que não há necessidade de intervenção neste setor, pois o ônibus transitará regularmente, conduzindo os cerca de 60 alunos que residem na localidade ao longo do trajeto. Ela ressaltou ainda que a Prefeitura de Urubici disponibilizará almoço e frutas às crianças que frequentam o pré-escolar e para as que frequentam o ensino fundamental serão disponibilizadas frutas, tudo conforme acordo prévio já realizado com os pais.
Foi indicada por líderes comunitários uma alternativa pela localidade de Vacas Gordas, nas proximidades da Cachoeira Papuã, cuja distância é de aproximadamente 15 km, embora um trecho de 5 km necessite de melhoria.
Um representante do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil esclareceu que os estudos serão realizados para averiguar a possibilidade e que a Secretaria de Estado da Infraestrutura não se opôs a realizar as demandadas para a rota alternativa sugerida. No entanto, ele pontuou sobre a impossibilidade de prorrogação do prazo do contrato emergencial.
A Promotoria ressaltou que a interdição é necessária e o contrato da obra é de caráter emergencial, de modo que a sua prorrogação é vedada, ainda que admitida em situação excepcional, o que não se enquadra na hipótese.
Por fim, ficou acordado que emergências deverão ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193, e que em caso de necessidade de passagem deverá ser feito contato com o engenheiro Alex, da empresa Planaterra, telefone (48) 99131-8901. Já a empresa assegurou que serão seguidos protocolos para a liberação segura da pista.
ATENÇÃO A ACESSOS
Os demais acessos ao município permanecem normais.
A Prefeitura de Urubici informa que os principais acessos ao município de Urubici permanecem abertos e sem quaisquer restrições:
Apenas a SC-110 na Serra do Avencal apresenta restrições em razão das obras emergenciais que estão sendo realizadas à altura do km 380, com prazo de duração de 30 dias a contar da presente data, conforme já noticiado.
Sendo assim, segue normal e sem prejuízo ao trânsito de pessoas, mercadorias e serviços, bem como o fluxo turístico na cidade. A expectativa para o próximo fim de semana é de um grande número de visitantes no município, lembrando que da sexta-feira do meio dia em diante até a segunda-feira (16) às 7h30 da manhã, o acesso à SC-110 no trecho interditado estará liberado de acordo com o cronograma divulgado.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro