As demandas da região Oeste e a notícia que aponta para o avanço do setor da construção civil em Santa Catarina, impactando na geração de 12 mil novos empregos até julho deste ano, especialmente para dez cidades da região do Vale de Itajaí, repercutiram na sessão na manhã desta terça-feira (10).
O primeiro suplente do PSD, o empresário José Claudio Caramori, que assumiu uma cadeira na Alesc por 30 dias, em substituição ao deputado Napoleão Bernardes (PSD), apresentou uma demanda da área da saúde, que promete defender junto à Bancada do Oeste. “Novamente, uno-me às pautas da Bancada do Oeste. Precisamos conseguir o credenciamento junto ao SUS para o Hospital Regional do Oeste atuar na área de cardiologia”, pontuou o parlamentar.
Ele exemplifica que um paciente com sintomas de infarto tem que se deslocar por até 60 minutos a Caçador ou a Xanxerê para ser atendido. Além disso, Caramori quer dar à luz a Operação Reviva Araucária. “Um trabalho realizado pela Embrapa e Epagri de clonagens em viveiros com mudas de araucárias”, explicou, destacando que ainda o Oeste catarinense sofre com as más condições da sua malha viária.
“Estive aqui um ano atrás e, nesse período, o programa Estrada Boa não chegou ainda na nossa região. Um ano se passou e continuamos no Oeste, enfrentando as más condições das rodovias, especialmente das SCs”, disse. O deputado ainda quer apresentar para a Bancada do Oeste a necessidade da ampliação do gás industrial para a região. “Vamos ainda defender essa expansão do gás industrial para o Oeste”, disse.
CRESCIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Já o deputado Emerson Stein (MDB), se mostrou satisfeito com a notícia veiculada na imprensa que apresentou um ranking dos dez municípios catarinenses que mais geraram empregos em função da expansão da construção civil no estado. “Desses dez municípios, quatro estão situados na região da Amfri e Porto Belo aparece em sétimo”, comentou, destacando que são índices propositivos, que revelam que Santa Catarina é um estado modelo e próspero. O deputado também reafirma a importância do setor da construção civil para a economia catarinense. “Até julho deste ano, gerou mais de 12 mil empregos”.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro