O deputado estadual Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, celebrou o progresso nas cirurgias eletivas no estado, graças ao apoio do governo federal por meio do Programa Nacional de Redução dos Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF). Nos primeiros cinco meses de 2024, mais de 122 mil cirurgias eletivas foram realizadas em Santa Catarina, o que representa um avanço significativo no enfrentamento das longas filas.
Saretta, que tem feito apelos constantemente para maior agilidade na realização dessas cirurgias, destacou a importância dos investimentos federais para a saúde do estado. Em 2023, o PNRF destinou mais de R$ 6,8 milhões para Santa Catarina, e em 2024, o valor aumentou para pelo menos R$ 41,2 milhões, garantindo a continuidade do programa.
“Isso reflete um avanço significativo na retomada dos serviços de saúde, especialmente após o impacto da pandemia, que trouxe enormes desafios para o sistema de saúde Agora, estamos vendo o resultado de um trabalho conjunto entre governo federal e estados para atender melhor na área da saúde. Ainda precisamos de mais agilidade para que nenhum catarinense espere tanto tempo por uma cirurgia", afirmou.
Instituído em 2023, o PNRF visa ampliar a realização de cirurgias eletivas e também reduzir a fila de exames e consultas especializadas em todo o país. Inicialmente previsto para durar até fevereiro de 2024, o programa foi prorrogado até fevereiro de 2025, permitindo que o estado continue a oferecer esses serviços essenciais à população. O PNRF é o componente cirúrgico do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que busca organizar a oferta de consultas e exames, com foco nas áreas de oftalmologia, ortopedia e oncologia.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro