Close Menu

Busque por Palavra Chave

Eleitores de Xaxim podem agendar biometria pelo site do TRE/SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/12/2017 14:56
Chefe de Cartório Eleitoral da Comarca de Xaxim, Marcos Corrêa Vieira (Foto: Arquivo/LÊ) Chefe de Cartório Eleitoral da Comarca de Xaxim, Marcos Corrêa Vieira (Foto: Arquivo/LÊ)

Por Vitória Schettini

A fim de garantir a segurança da hora do voto, a biometria tem sido amplamente usada em todo o território nacional. Em Xaxim, o Cartório da 48ª Zona Eleitoral já está realizando os cadastros biométricos, com o objetivo de evitar fraudes não só no dia de eleição, mas também para tornar o trabalho dos mesários mais ágil e eficiente.

Nesse sentido, o Cartório Eleitoral, que abrange toda a Comarca de Xaxim, já realizou a biometria nos municípios de Lajeado Grande e Marema, sendo que o cadastro foi encerrado ainda em novembro. Segundo o chefe de Cartório Marcos Vieira, a chamada recontagem de eleitores foi feita em Lajeado Grande e Marema, aproveitando a obrigatoriedade da realização da biometria, objetivando a fazer um levantamento da quantidade de eleitores, sendo que havia mais eleitores do que moradores no município.

“A revisão de eleitores de Lajeado Grande e Marema, obrigou que os eleitores tivessem um prazo e que aqueles não compareceram à Justiça Eleitoral, tiveram o título cancelado. Já a biometria não o cancela, para aquelas cidades, apesar de ser obrigatório, ainda não há prazo determinado”, ressalta Marcos.

Ainda, Vieira conta que quem perdeu o prazo terá de procurar a Justiça Eleitoral da localidade onde se está residindo e proceder com a regularização do título cancelado. “O eleitor tem que comprovar documentalmente a sua relação com a cidade, o domicílio eleitoral para poder fazer o título na localidade que estava em revisão”, salienta.

Além disso, ele recomenda que os eleitores façam o agendamento de um horário da biometria pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), assim evitando filas e tendo mais agilidade. “O cartório funciona do meio-dia até as 19h, sendo que no final do ano nós vamos parar no recesso do Sistema Judiciário, entre 20 de dezembro e 07 de janeiro”, finaliza.

A BIOMETRIA

Para o cadastramento, é necessário levar ao cartório eleitoral um documento oficial de identidade com foto e comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos três meses). O processo é ágil, o qual primeiramente é registrado os dados pessoais e eleitorais, depois a assinatura é registrada em imagem no formato digital, além de fotos e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Após, o título eleitoral é atualizado.

Em Santa Catarina, o sistema de biometria começou a ser implementado em 2008, de maneira experimental, sendo que a primeira cidade catarinense a tê-lo foi São João Batista, na Grande Florianópolis. A partir de 2013, o uso da biometria se aplicou ao atendimento ordinário, ou seja, quem procurasse a Justiça Eleitoral, já seria atendido e teria feito seu cadastro de forma biométrica. Em 2016, as cidades do Oeste catarinense também receberam a novidade da biometria.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro