Close Menu

Busque por Palavra Chave

Transparência Criciúma

GUSTAVO SAXOFONISTA

Músico xaxinense lança novo projeto solo na carreira com o saxofone

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/12/2017 16:06
Gustavo de Lima Prates toca saxofone desde os 17 anos, atuando como músico e professor (Foto: Vitória Schettini/LÊ) Gustavo de Lima Prates toca saxofone desde os 17 anos, atuando como músico e professor (Foto: Vitória Schettini/LÊ)

Por Vitória Schettini

Criado por uma família humilde e apesar de ter passado por muitas dificuldades, tais circunstância não impediram que Gustavo de Lima Prates, de 25 anos, conquistasse o sonho de se transformar algo que gostava em sua profissão. Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, ele conta sobre os obstáculos foram muitos, mas que hoje ele tem seu sonho realizado, inclusive tem planos para novos projetos para o futuro. Hoje, ele atua como professor de música na Casa da Cultura e no Colégio Geração Celer, além de ser maestro da Orquestra da Assembleia de Deus Três Estrelas.

Segundo Gustavo, ele teve o primeiro contato com música desde criança, com o seu avô. Seu pai também cantava, mas nunca foi músico profissionalmente e seu avô o incentivou a tocar, fazendo aulas de violão e de música, quando era adolescente, Gustavo começou a tocar saxofone e fazer aulas na Casa da Cultura. Mais tarde, tornou-se professor, sempre em busca do conhecimento e de mais estudos.

“Eu sempre teve a influência da família, em que a maioria são músicos, inclusive a minha esposa Monaliza, mas nunca pensei que faria isso como profissão, que foi uma consequência. A música sempre foi uma terapia na minha vida e hoje eu vivo apenas disso, com aulas e projetos onde toco”, destaca.

De acordo com Gustavo, ele se recorda que quando era pequeno, em vez de seu pai o presentar com carros de brinquedos, ele o presenteava com violões de brinquedo. E durante toda sua infância, seus brinquedos sempre foram instrumentos musicais e às vezes, também confeccionava alguns com seu pai. Seu primeiro instrumento musical de sopro foi uma flauta doce, a qual aprendeu a tocar sozinho e comprou de um vendedor na sua escola.

“Já o saxofone, eu comecei a tocá-lo aos 17 anos, sendo que a primeira vez que o vi foi na novela Malhação, da Rede Globo, em que o ator Daniel Boaventura tocou. Aquela cena me marcou e nunca mais esqueci”, lembra ele. Motivado pela paixão pela música, Gustavo foi até a Casa da Cultura, em Xaxim, fazer aulas de violão e canto. Na época, seu professor tocava também saxofone e quando ele pediu ao educador se poderia tocar, ele logo deixou.

“Eu pedi se as notas do sax eram iguais às da flauta e meu professor logo respondeu que sim, então eu toquei pela primeira vez. No começo, foi difícil, mas eu peguei o jeito e hoje o domino bem. Com o tempo, eu tive que ir atrás de referência e estudar mais música, além de ter comprado esse primeiro saxofone que eu toquei na vida”, ressalta.

NOVO PROJETO

Segundo o músico, a música instrumental é como se fosse a voz saindo pelo saxofone e a ideia do Gustavo Saxofonista surgiu com o pensamento de levar música diferente à sociedade, com estilos que não são comuns na região. A música tocada por ele é variada entre jazz, canções dos anos 1980, sertanejo antigo, jazz, baladas e blues. Gustavo toca músicas relaxantes, atendendo eventos sociais, recepções, lançamentos de livros, formaturas, casamentos, almoço e aniversários, podendo ser contratado pelo telefone 49 98870-2158.


Outras Notícias
Transparência Criciúma 2
Anúncio Radial 2
Palhoça Parques
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro