A 39ª edição da Oktoberfest Blumenau foi oficialmente aberta nesta quarta-feira (09), com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, em uma cerimônia que marcou o início da maior festa alemã das Américas e a segunda maior do mundo.
Devido à chuva, a cerimônia de abertura e a sangria do primeiro barril de chope ocorreram no pavilhão principal, e o tradicional desfile na Rua XV de Novembro não pôde ser realizado. No entanto, isso não prejudicou o brilho da festa, que se estende até o dia 27 de outubro, celebrando quatro décadas de tradição e reforçando o papel da Oktoberfest na preservação da cultura germânica e no impulso econômico da região.
Este ano, a festa deve atrair cerca de 600 mil pessoas e movimentar R$ 350 milhões na economia de Santa Catarina, além de criar aproximadamente 6 mil vagas de emprego temporário, essenciais para muitos blumenauenses, que consideram essa renda como um “décimo quarto salário”.
O governador Jorginho Mello destacou: “A Oktoberfest é um símbolo da nossa cultura e tradição, além de ser um motor econômico essencial para Santa Catarina. Cada edição é uma oportunidade de reforçar o orgulho catarinense e mostrar ao Brasil e ao mundo o potencial da nossa gente.”
O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, ressaltou a importância do evento: “A Oktoberfest é um evento que coloca Blumenau e Santa Catarina em destaque no cenário nacional e internacional. Além de atrair turistas de todo o Brasil e do exterior, ela valoriza nossa cultura e impulsiona o turismo, que é um setor vital para o desenvolvimento econômico do estado.”
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro