O dia 19 de novembro é a data marcada pelo Poder Legislativo de Chapecó para a realização de solenidade da Comenda Professora Eli Maria Bellani. O evento que será realizado na próxima terça-feira (19), às 18h30min, no plenário da Câmara de Vereadores, tem o propósito de reconhecer profissionais na área da educação, com serviços relevantes, que tenham contribuído para o desenvolvimento e aprimoramento da qualidade da educação em Chapecó, de modo a se tornarem merecedoras de reconhecimento público.
Na sessão solene serão agraciadas 19 pessoas com a honraria em formato de medalha, intitulada Comenda Professora Eli Maria Bellani. Os vereadores que indicaram seus respectivos homenageados são os seguintes: André Kovaleski (Magda Lajus); Sueli Suttili (Astrit Tozzo); Adão Teodoro (Andreia Zonin); Aderbal Pedroso (Maria da Luz Antoniolli); Cesar Valduga (Cleusa Maria Rigon); Claimar de Conto (Jackeline Karsten Kirinus); Claudair "Sica" Sanzovo (Ariane Lucietto); Cleber Fossá (Edna Petri); Deise Schilke (Arlene Henk); Elisiani Sanches (Silmara Matthes); Fernando Cordeiro (Arnildo Korb); Ivaldo Pizzinatto (Rosa Oneide Zeni); João Marques Rosa (Claudinéia da Silva Ioriati); Luiz Paulo Carraro (Silvane Margarete Faccio); Marcilei Vignatti (Ronei Rivelino Grazziolli); Nelson Krombauer (Myrian Vivian Jung); Valdemir "Tigrão" Stobe (Eliseu Gaboardi); Valdir Carvalho (Jair Antunes) e Wilson Cidrão (Torres Pereira).
O presidente da Câmara, André Kovaleski (PL), lembrou que a educação impõe desafios e os professores seguem trilhando um caminho de superação. "São as homenagens que exaltam seu papel fundamental e, especialmente, na gratidão que podemos expressar. O Poder Legislativo sente-se honrado em prestar esta comenda".
QUEM FOI ELI BELLANI?
Natural de Concórdia, Eli Bellani mudou-se para Chapecó, no Oeste do Estado, ainda na década de 50, onde viveu até os últimos dias de vida. Ao longo da sua vida, a historiadora por formação dedicou-se à docência. Eli Bellani era especialista e mestre em História pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Ela participava ativamente do dia a dia de Chapecó, tendo publicado sete livros. Em 2012, recebeu o título de Cidadã Honorária de Chapecó concedido pela Câmara de Vereadores pela identificação e dedicação à comunidade chapecoense.
Os livros publicados por Eli Bellani
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro