Mestre é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que germina o saber do discípulo. Mestre é você, meu Professor amigo, que me compreende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura. Eu serei sempre um discípulo na escola da vida. Obrigado, professor!
Aparício Torelli
O pioneiro do jornalismo de humor no Brasil. Ele se intitulou “Barrão de Itararé”, em homenagem a uma sangrenta batalha na Revolução de 1930, entre as tropas do presidente Washington Luiz e as da Aliança Liberal, de Getúlio Vargas, na divisa dos estados do Paraná e São Paulo, que não aconteceu. O Barão dizia que, ao longo da vida, ajudara a fundar e afundar vários jornais. Radicado no Rio de Janeiro, criou em 1926 o mais famoso semanário de humor: A Manhã. Cunhou expressões até hoje lembradas: “De onde menos se espera, daí é que não sai mesmo”, “O mal de certos políticos não é a falta de persistência, mas a persistência na falta”.
Água no Brasil
No Brasil, quase metade das residências ainda não está ligada à rede de esgoto; os rios, lagos e baias próximos dos grandes centros urbanos estão poluídos; os recursos para sua recuperação muitas vezes são desviados pela corrupção; a captação da água da chuva para uso doméstico ainda é precária; o desperdício é constante. E você, tem utilizado com cuidado a “irmã água”?
Pensamento
“Com o punho fechado não se pode trocar um aperto de mão”. (Indira Gandhi)
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro