Por meio da Portaria nº 58/2025, publicada em 27 de janeiro, o Ministério de Portos e Aeroportos instituiu uma nova Política de Sustentabilidade voltada a portos e aeroportos, tanto sob gestão pública, quanto privada. A medida visa reforçar a governança ambiental, climática e social nesses setores, estabelecendo um selo de certificação ESG em quatro categorias: bronze, prata, ouro e diamante.
O objetivo é garantir que esses empreendimentos de infraestrutura operem de forma ética e responsável, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A certificação será concedida com base no cumprimento de metas e indicadores de desempenho nas áreas de planejamento e governança, meio ambiente e responsabilidade social.
"Neste ano, o Ministério de Portos e Aeroportos vai definir a agenda de ações e as metas que devem ser buscadas pelos portos e aeroportos do país. Até novembro deste ano, deverá ser publicada a agenda e os compromissos para o ano de 2026, criando um calendário de ações", explica Nahima Razuk, sócia do escritório Razuk Barreto Valiati.
A participação na certificação é voluntária e aberta a empresas com mais de 100 funcionários, desde que não possuam condenações por exploração de trabalho infantil e condições análogas à escravidão. As companhias também deverão divulgar seus inventários corporativos de emissão de gases de efeito estufa, conforme o Programa Brasileiro GHG Protocol.
BENEFÍCIOS E INCENTIVOS PARA AS EMPRESAS CERTIFICADAS
Empresas certificadas com o selo ESG poderão utilizar a certificação em produtos, serviços e campanhas de comunicação, reforçando sua reputação e compromisso com a sustentabilidade no mercado. Outros incentivos incluem:
"Os aeroportos e portos terão que desenvolver planos de ação específicos, que serão monitorados a partir de indicadores de desempenho e, caso estes propósitos sejam atingidos, serão certificados", explica Nahima. "A certificação é uma medida usada em diversas áreas, que reconhece as iniciativas desenvolvidas pelas empresas. Ou seja, é um instrumento já conhecido e que pode estimular práticas ESG, especialmente se houver benefícios e incentivos", destaca.
OS SELOS BRONZE, PRATA, OURO E DIAMANTE
A obtenção das certificações vai seguir a regra estabelecida pela Portaria nº 58/2025 em quatro níveis:
"Para obter a certificação para o ano seguinte, as empresas interessadas deverão pleitear a certificação até 05 de junho", completa Nahima.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro